As lesões de ligamento, também conhecidas por estiramentos ou rupturas ligamentares, são extremamente comuns em clínicas de fisioterapia em SP, podendo afligir tanto atletas quanto pessoas que estejam realizando atividades rotineiras.

Saiba mais sobre esse tipo de lesão e veja como é a atuação dos profissionais da clínica de fisioterapia em SP – a SM Care.

Leia também: O que é fisioterapia preventiva

 

O que são lesões ligamentares?

Os ligamentos são bastante resistentes e feitos para unir ossos por todo o corpo, além de proteger e estabilizar articulações, prevenindo deslocamentos abruptos. Por outro lado, não são muito elásticos.

Devido à falta de elasticidade, um ligamento pode sofrer desde estiramentos até uma ruptura total.

 

Fatores de risco das lesões ligamentares

Ainda que as lesões possam ocorrer tanto em atletas quanto em pessoas realizando atividades comuns, há alguns fatores que podem aumentar as chances de problemas

As práticas esportivas são bastante conhecidas como motivadoras dos estiramentos e rupturas, graças à alta chance de torções e choques.

Além disso, há situações que podem gerar tensão nessas estruturas, como quedas, falta de aquecimento, obesidade, uso de calçados inadequados por muito tempo e pouca flexibilidade.

 

Como é o diagnóstico de lesões ligamentares

O profissional especializado em fisioterapia pode realizar exames clínicos, assim como ouvir do paciente relatos acerca da lesão, coletando informações sobre em quais momentos ele sente dor e se realizou manobras ligamentares que possam ter ocasionado um estiramento.

Além da avaliação clínica, os exames de imagem também são importantes para traçar o diagnóstico e ajudar o profissional de saúde a conduzir o melhor tratamento possível considerando as especificidades de cada caso.

 

Como a fisioterapia atua em lesões ligamentares?

 

Reabilitação

Na reabilitação de lesões ligamentares, o profissional de fisioterapia define o tratamento a partir de técnicas e exercícios que serão aplicados para reparação dos ligamentos. É importante que o paciente tenha consciência do quanto as sessões de fisioterapia são de extrema importância para a recuperação.

 

Tratamento conservador

No tratamento conservador, por sua vez, a fisioterapia age logo após a fase aguda da lesão, visando recuperar o movimento, assim como a flexibilidade da região e o fortalecimento muscular.

No tratamento conservador, não há cirurgia, então, os exercícios são totalmente focados na restauração das funções dos ligamentos.

 

Pós-cirurgia

Quando o tratamento é cirúrgico, há intervenção médica com suporte de fisioterapeutas antes e após o procedimento.

É fundamental que as sessões comecem antes da cirurgia, para preparar o músculo e diminuir as dores após o procedimento. Já no pós-cirúrgico, a fisioterapia pode aplicar técnicas para diminuir edemas, inchaços e a probabilidade de inflamação nos tecidos, tornando a recuperação mais rápida e eficaz. 

 

Recuperação após lesão ligamentar deve ser orientada por clínica de fisioterapia em SP

Apenas uma clínica de fisioterapia em SP, como a SM Care, com profissionais especializados pode orientar sobre o melhor tratamento para lesões ligamentares, levando em consideração as especificidades de cada caso, aplicando diferentes técnicas e garantindo a saúde e bem-estar do paciente.

Conte sempre com suporte profissional da SM Care – clínica de fisioterapia em SP – para receber tratamentos com segurança e qualidade! Navegue pelo site e agende uma consulta on-line.

Confira também: Clínica de fisioterapia reumatológica