As dores nas costas também podem aparecer em jovens. Saiba o porquê e como tratar a dor com auxílio profissional em clínica de fisioterapia.

As dores nas costas são muito associadas a pessoas mais velhas, mas, na prática, podem atingir até mesmo os jovens. Saiba quais razões podem levar alguém mais jovem a ter dor na coluna e o que é preciso ser feito para tratar o problema.

 

Como surgem as dores nas costas em jovens?

As dores nas costas em jovens não necessariamente implicam em doenças graves. Geralmente, estão associadas a problemas musculares ou danos causados por excesso de atividade física, trabalhos repetitivos, estresse, má postura ou obesidade. De toda forma, é uma condição que pode comprometer muito a qualidade de vida.

Além disso, há fatores externos que influenciam, como sobrecarga de peso em mochilas e uso de dispositivos tecnológicos por muito tempo.

 

Quais são os tipos de dor nas costas em jovens?

As principais queixas de dores nas costas em jovens envolvem a região da coluna cervical (alto da coluna) e lombar (parte baixa da coluna). Geralmente, esses dois extremos sofrem muito com sobrecarga causada pelas longas horas em pé ou sentado durante a jornada de trabalho e/ou estudos.

  • As dores na cervical são mais comuns em jovens sedentários, que se encontram em quadro de estresse acentuado e realizam movimentos repetitivos, além das longas horas em frente ao computador mantendo a região dos ombros e do pescoço curvada para frente;
  • As dores na lombar, também chamadas de lombalgias, podem surgir de forma aguda (com crises espaçadas) ou crônica (permanentes). A dor costuma incidir sobre o músculo, podendo irradiar para os membros inferiores e, até mesmo, causar dormências e formigamentos.

 

Como aliviar a dor nas costas?

Se uma dor surge de forma repentina na coluna do jovem ou se houver sintomas associados, como formigamentos, fisgadas e dificuldade em se movimentar, é preciso procurar um profissional o quanto antes, já que o quadro pode se agravar e evoluir para algo mais preocupante, como desgastes degenerativos e hérnias de disco, por exemplo.

Procurar uma boa clínica de fisioterapia, com profissionais capacitados, é a forma mais segura e confiável de tratar e aliviar as dores nas costas.

 

Tecnologia e dor nas costas: qual a relação?

De acordo com estudo viabilizado pela Associação Britânica de Quiropraxia, as dores nas costas em jovens, quando surgem sem motivo aparente, podem estar muito associadas às longas jornadas na frente de tablets, computadores e celulares.

O uso de tecnologias de forma equivocada tem preocupado os estudiosos, já que, segundo eles, um a cada sete pais de jovens afirma que o filho reclama de dores justamente durante ou após o uso de eletrônicos.

Ainda que inicialmente não represente um problema, é fundamental que o jovem (ou os responsáveis) levem a queixa até um fisioterapeuta especializado.

 

Busque tratamento para dor nas costas com profissionais em clínica de fisioterapia

Jovens com dores nas costas podem contar com auxílio da SM Care, uma clínica de Fisioterapia no Brooklin que tem como principal objetivo entregar saúde, conforto e bem-estar aos seus pacientes, com especialidades que promovem a prevenção e o tratamento de lesões.

Navegue pelo site e saiba mais sobre os profissionais da clínica Sm Care – Pilates acupuntura e fisioterapia na zona sul, assim como a estrutura e aparelhagem da clínica, que fica localizada na Vila Olímpia, região da Zona Sul de São Paulo.

Confira também: Relação da acupuntura com a fisioterapia