A drenagem linfática é uma técnica aplicada por profissionais de fisioterapia e pode ser muito útil quando feita no rosto.

A técnica de drenagem linfática consiste em uma massagem realizada com movimentos específicos, que estimulam o sistema linfático a funcionar melhor e com mais eficiência. O procedimento tem como principal objetivo esvaziar os gânglios linfáticos que ficam repletos de linfa.

Assim como ocorre com a drenagem linfática corporal, a técnica para o rosto visa diminuir o inchaço e estimular a circulação sanguínea. No caso, os movimentos podem trazer muitos outros benefícios para a região facial.

Benefícios da drenagem linfática facial


Ativação da circulação sanguínea

A drenagem linfática facial, por ativar a circulação sanguínea, ajuda a oxigenar os tecidos da região, o que, naturalmente, já melhora a aparência do rosto, pois reduz bolsas e suaviza a textura da pele.

Pós-operatório

Outro benefício bastante conhecido diz respeito aos resultados pós-operatórios, com diminuição de inchaço, de possíveis hematomas, além do descongestionamento e relaxamento da região. Já nas primeiras sessões de drenagem linfática facial no pós-operatório, é possível observar diminuição significativa de inchaços e edemas que possam aparecer como consequência de um procedimento mais invasivo.

Se a drenagem for corretamente aplicada na região da cirurgia, o corpo consegue estimular ainda mais o processo de eliminação de líquidos retidos no local, de forma a otimizar a recuperação, o que também evita a chance de infecções.

Olheiras e marcas de expressão

Como a técnica ajuda a melhorar a circulação sanguínea, ocorre uma expansão da vascularização da região facial. Como consequência, bolsas na região dos olhos e linhas de expressão acabam sendo atenuadas.

Frequência ideal para a realização da drenagem linfática facial

As sessões devem ser feitas uma vez por semana, podendo chegar a três vezes por semana caso haja necessidade de um tratamento mais intensivo. É claro que a frequência ideal será determinada pelo profissional responsável, mas, de toda forma, é preciso que o paciente se comprometa a manter a regularidade das sessões, pois, somente assim, conseguirá alcançar resultados satisfatórios.

Como fazer a drenagem linfática facial?

O procedimento é realizado com a aplicação de pressões suaves em determinados pontos do rosto, que visam imitar a ação natural dos vasos linfáticos. Os movimentos devem ser apenas para pressionar levemente a pele, sem colocar muita força para não prejudicar a elasticidade dos tecidos.

Quando a técnica é realizada de forma correta, o procedimento consegue abrir os pequenos gânglios linfáticos, possibilitando que a linfa, presente no tecido, seja enviada para o sistema linfático.

Os movimentos da drenagem linfática facial, por mais básicos que sejam, devem ser realizados por um profissional especializado em fisioterapia, com capacitação para aplicar as técnicas de massagem com a pressão adequada, sem colocar muita força, e correta, em direção aos gânglios linfáticos.

O objetivo da técnica é direcionar os fluidos até os gânglios para que o organismo consiga eliminar líquidos e toxinas retidas.

Invista em drenagem linfática facial

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP que conta com profissionais aptos a aplicar as técnicas corretas de drenagem linfática facial, visando ao estímulo dos gânglios linfáticos para a eliminação de líquidos, toxinas, edemas e inchaços.

Navegue pelo site para saber como fazer o procedimento de drenagem linfática facial e receber todos os seus benefícios.