A clínica de fisioterapia no Itaim Bibi conta com especialidade na área ortopédica para reabilitação, visando a saúde, o bem-estar e possivelmente eximindo o paciente de ter que realizar cirurgia no futuro. Confira todos os detalhes.

A fisioterapia conta com uma ampla gama de especialidades, estando os fisioterapeutas aptos a trabalhar desde uma lesão mais simples, até uma condição mais complexa, ajudando o paciente a retomar os movimentos naturais do corpo e a reconquistar a independência funcional, melhorando a qualidade de vida.

Importância da fisioterapia ortopédica

A fisioterapia ortopédica tem como base exercícios específicos para cada tipo de lesão, além do uso de equipamentos de alta tecnologia para auxiliar na recuperação funcional do corpo, no alívio da dor, na melhora da mobilidade e, principalmente, na prevenção do paciente contra a necessidade de realizar intervenções cirúrgicas no futuro.

Como pode ser possível evitar uma cirurgia?

Como dito anteriormente, a fisioterapia ortopédica lança mão de vários recursos para otimizar a recuperação do corpo e fazer com que o paciente retome suas atividades rotineiras, evitando assim a necessidade de partir para técnicas invasivas, ou seja, cirúrgicas.

Vantagens

Por meio da fisioterapia, é possível obter resultados satisfatórios com relação a:

  • Diminuição de processos inflamatórios;
  • Atenuação da dor;
  • Aumento da força muscular;
  • Aumento do equilíbrio e da propriocepção.

Todas essas vantagens são muito favoráveis à recuperação da pessoa, ajudando a evitar a necessidade de um procedimento cirúrgico.

Ainda que em alguns casos a fisioterapia não seja suficiente para evitar uma cirurgia, a possibilidade de adiar a intervenção e a otimização da reabilitação pós-cirúrgica são razões pelas quais é preciso considerar a fisioterapia ortopédica um dos principais meios de tratamento para traumas.

Sucesso na recuperação

Além de ser capaz de adiar a cirurgia para que seja feita quando realmente houver a necessidade, a fisioterapia ortopédica garante uma chance muito maior de obter sucesso na recuperação, uma vez que o local a ser operado estará muito mais preparado para lidar com métodos invasivos.

Por que uma cirurgia nem sempre é a melhor alternativa?

Uma intervenção cirúrgica demanda processos muito delicados e, por mais simples que seja, requer uma preparação completa e exaustiva, além de representar um risco para a saúde, já que algo pode não sair como esperado, trazendo complicações para o corpo.

Existe também a questão referente ao pós-cirúrgico, já que até mesmo cirurgias mais simples envolvem submeter o paciente a substâncias anestésicas e também demandam repouso prolongado, além de imobilizações em alguns casos.

Além disso, é preciso que o paciente siga rigorosamente todas as recomendações médicas, caso contrário, o resultado da cirurgia também pode não sair como esperado.  

Faz-se importante salientar que mesmo aqueles que optarem pela cirurgia devem também procurar pelo acompanhamento de um fisioterapeuta, uma vez que os exercícios e técnicas aplicados pela fisioterapia ortopédica são de extrema importância no processo. E isso se aplica tanto ao pré, quanto ao pós-operatório, de maneira a garantir a recuperação e o retorno mais rápido do paciente às atividades normais.

Conte com auxílio de uma clínica de fisioterapia

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em São Paulo especializada em procedimentos ortopédicos, contando com especialistas devidamente preparados para atender a pacientes com lesões e outros problemas ortopédicos, buscando sempre melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e evitar ao máximo a necessidade de intervenção cirúrgica.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a SM Care.

Veja mais: Fisioterapia respiratória em bebê | Fisioterapia para coluna | Acupuntura Vila Olímpia