Com o passar do tempo, o corpo humano começa a envelhecer e a sofrer alterações em suas capacidades funcionais. À medida em que a idade vai avançando e o envelhecimento se aproximando, as pessoas começam a perder o equilíbrio e se intensifica a perda de massa muscular. O corpo deixa de ser resistente como era antes.

Somando-se a isso, a falta de atividades físicas regulares ao longo da vida é um fator de risco para pessoas com mais de 65 anos. Na terceira idade, as dores musculares aumentam. E são maiores também os casos de quedas e tombos. É preciso atenção e um cuidado redobrado ao realizar as tarefas básicas do dia a dia. A coluna ou estrutura óssea acaba sendo a mais afetada devido a movimentos inadequados.

Principais cuidados com a coluna dentro de casa

Geralmente nos sentimos muito seguros dentro da nossa própria casa, mas os índices de acidentes domésticos são altíssimos, principalmente na terceira idade.

A coluna é a parte do corpo que mais sofre. Devido à perda de mobilidade e do enfraquecimento dos ossos, muitos idosos se lesionam realizando atividades dentro da própria casa. Isso pode ser evitado ao se adotar medidas simples. A seguir, vamos destacar como evitar lesões na coluna dentro de casa.

Obesidade

Muitos idosos estão acima do peso e essa é uma das principais causas de problemas na coluna. Ao tentar realizar as tarefas básicas do dia a dia, como tomar banho, arrumar a casa, fazer comida, os idosos com sobrepeso estão mais propensos a se machucar e a comprometer a saúde da coluna.

Escolha calçados confortáveis

Outra preocupação que os idosos devem ter é com a escolha de sapatos para usar dentro de casa. Com o avanço da idade, é preciso optar por calçados confortáveis, que vão garantir a saúde dos pés e evitar problemas na coluna. Assim, os idosos estarão mais seguros para realizar as atividades cotidianas.

Evite carregar peso

Pessoas mais velhas já não podem carregar peso excessivo, nem abusar da força para tentar realizar as atividades dentro de casa. É necessário que outras pessoas mais jovens auxiliem os idosos nas tarefas diárias. Deve-se evitar mover os móveis dentro de casa sozinho ou carregar sacolas ou bolsas muito pesadas. Carregar peso acima do limite pode provocar problemas na coluna.

Está sentido dores na coluna? Procure um fisioterapeuta!

Ao sentir dores no corpo, e em particular na coluna, deve-se buscar imediatamente um profissional que possa diagnosticar a causa da dor e realizar o tratamento adequado. Um idoso deve sempre contar com o acompanhamento de profissionais, principalmente de um o fisioterapeuta.

A SM Care uma clínica de fisioterapia que atua tanto no cuidado com a terceira idade, como com questões de postura e RPG, oferecendo aulas de Pilates, além de auxiliar corredores profissionais ou que praticam atividades físicas por lazer.

Na SM Care, os fisioterapeutas ajudam os idosos na recuperação muscular e no tratamento de lesões na coluna causadas pelos excessos cometidos nas atividades cotidianas. Agende um horário na melhor clínica de fisioterapia do Itaim Bibi.