As dores nas costas passaram a ser uma condição rotineira para uma grande parte da população: cerca de 80% da sociedade apresenta essa queixa ao longo da vida. As dores costumavam ser mais comuns em pessoas de idade mais avançada, contudo, de uns anos para cá, uma parcela considerável de jovens também está sofrendo com as dores nas costas.

Mesmo que a queixa de dores nas costas esteja sendo recorrente entre os jovens, o diagnóstico entre pessoas de 20 a 40 anos nem sempre indica algo tão simples. Dentre as diversas causas, as dores podem ser sinal de uma doença reumática crônica, chamada espondilite anquilosante, que, entre outras coisas, pode causar muitas limitações ao paciente caso não seja tratada no tempo certo.

Fatores que agravam as dores nas costas dos jovens

Existem alguns fatores-chave que são os grandes vilões, responsáveis por agravar as dores nas costas dos jovens. Dentre eles, podemos citar a postura errada, a prática intensa de atividades físicas, o peso excessivo nas costas e o sedentarismo. Por esses e outros fatores, as dores na coluna, que antes atingiam apenas o público idoso, agora atingem jovens, crianças e adolescentes.

Dores lombares também possuem diferentes causas, e uma das principais diz respeito ao sedentarismo, fator que está diretamente ligado à automatização de muitos equipamentos domésticos e da não realização de exercícios físicos.

Com o passar do tempo, o lazer foi perdendo seu aspectos esportivo e passou a se resumir a eletrônicos, como computador e videogame. Essa mudança de hábitos tende a agravar os problemas de coluna, já que a maioria dos jovens, ao sentar, não adotam uma postura correta, e sim a mais “confortável” para passar um longo período de tempo. O fato de passar horas sentado em uma mesma posição pode ocasionar problemas que nem sempre podem ser facilmente resolvidos, ocasionando alguns vícios de coluna.

Dicas para reduzir as dores nas costas

As dicas são simples, mas podem fazer toda a diferença no dia a dia e trazer inúmeros benefícios à sua coluna. Isso não quer dizer que sejam fáceis de se colocar em prática, trata-se de uma questão de reeducação do corpo e da mente. Veja:

  • Sempre que for se sentar, esteja atento à postura adotada;
  • Para as pessoas que trabalham sentadas, é importante fazer intervalos, para evitar que o corpo fique em uma mesma posição por muito tempo;
  • Mantenha a coluna ereta, com uma boa postura;
  • Quando for carregar objetivos, principalmente pesados, leve-os junto ao corpo para minimizar o impacto na coluna;
  • Pratique exercícios, tanto para manter um bom condicionamento físico, quanto para trabalhar a flexibilidade do corpo;
  • Não execute movimentos que dobrem a coluna logo que acordar;
  • Se por acaso a dor nas costas persistir, procure um profissional fisioterapeuta.

Alternativa para dores nas costas

Uma maneira eficaz de diminuir as alterações da postura e o sedentarismo é a prática do pilates. Essa atividade é uma técnica de tratamento fitness que tem por objetivo a melhora da postura e o condicionamento físico, além de ajudar na perda de medidas.

Quando o pilates é feito com crianças e adolescentes, a técnica aplicada é mais dinâmica se comparada aos demais tratamentos de correção postural, justamente para que o interesse seja maior, se adaptando a esse público mais jovem.

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