O sedentarismo é um mal a ser combatido pela sociedade em todo o mundo. Uma das principais causas de problemas de saúde, o sedentarismo é resultado da falta de atividades físicas regularmente e é um dos responsáveis pelo surgimento de muitas doenças e condições que afetam a saúde dos cidadãos.

4 graves problemas causados pelo sedentarismo

O avanço da tecnologia e a falta de tempo do mundo moderno contribuíram para que as pessoas se movimentem menos e gastem menos calorias. Com o isso, o corpo vai ficando acomodado e isso é prejudicial para a saúde da população.

A seguir, confira alguns dos principais problemas que as pessoas podem ter por não praticar exercícios físicos regularmente. É importante se conscientizar para reverter esse quadro.

Colesterol alto

Nada mais frustrante do que fazer um exame de sangue e constatar que os resultados dos níveis de colesterol estão ruins. O sedentarismo é um dos grandes responsáveis pela alta taxa de colesterol. Movimentar-se faz bem ao condicionamento físico e reduz os níveis de colesterol ruim (LDL).

Para melhorar seu colesterol, insira em sua rotina a prática de atividades físicas que melhoram a circulação sanguínea, evitando que a gordura se acumule nas artérias.

Dor de cabeça

A dor de cabeça é uma das principais queixas entre os brasileiros. As pessoas sedentárias têm mais chances de sofrer com fortes dores de cabeça e enxaqueca. Ao incluir atividade física na sua rotina, o corpo libera, gradualmente, substâncias que oferecem sensação de prazer e bem-estar.

Desse modo, ao se exercitar, as pessoas vão aumentar a oxigenação do cérebro e, consequente, vão sentir menos dor de cabeça durante o dia.

Imunidade baixa

Sabe aquela gripe que não vai embora nunca? Pode ser culpa da imunidade. A imunidade baixa pode fazer com que o nosso corpo fique debilitado e doente. O sistema imunológico pode estar fraco devido a fatores como má alimentação. Entretanto, com a prática de exercícios físicos, a imunidade fica mais forte e ajuda a prevenir doenças. Isso se deve porque, ao se exercitar, há um aumento da circulação sanguínea, que ajuda a diminuir as inflamações no corpo e a aumentar a defesa.

Fraturas

Com a idade, os músculos vão ficando mais fracos e os riscos de fratura são grandes. É preciso realizar exercícios físicos que ajudam a fortalecer os ossos e é aconselhável contar com o acompanhamento fisioterápico. Uma excelente opção é a musculação. Ela deixa o corpo mais resistente e previne a osteoporose.

É importante procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade física. Apenas um especialista vai poder prescrever o exercício ideal para cada pessoa.

Combata o sedentarismo com a ajuda da SM Care

O sedentarismo é uma das principais doenças do mundo moderno e deve ser combatido com a inclusão de atividades físicas na rotina da população. A qualquer percepção de que algo esteja errado com o seu corpo, é importante procurar um profissional.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia no Itaim Bibi que conta com profissionais que podem ajudar no acompanhamento das atividades físicas. A clínica conta com diversas especialidades, como cuidado com a terceira idade, postura, RPG, Pilates e corredores. Entre em contato com a SM Care e saiba mais sobre seus serviços.