Saiba tudo sobre pilates e por que a técnica traz diversos benefícios à saúde. Veja também como fazer pilates na Vila Olímpia.

Pilates é uma técnica que reúne um conjunto de exercícios desenvolvidos pelo alemão Joseph Pilates durante a década de 1920. Podem ser realizados no chão ou com o uso de equipamentos específicos, visando sempre o completo e total controle do corpo, além da conexão entre ele e a mente.

Por meio do pilates, é possível restaurar a saúde de pessoas em situações patológicas, além de viabilizar o aumento da qualidade de vida para os indivíduos no geral.

Benefícios do pilates

Com o avanço da técnica, o pilates se difundiu pelo mundo, chegando também ao Brasil, onde conquistou pessoas de todas as idades.

Aqueles que nunca praticaram se surpreendem com a eficiência dos exercícios e com o fato de não apresentarem alto impacto. Outras vantagens do pilates são:

  • Condicionamento físico, tanto para casos de reabilitação física, quanto para quem visa melhor qualidade de vida, emagrecimento e definição muscular;
  • É acessível a praticamente todas as pessoas, desde pessoas jovens e saudáveis até idosos com mobilidade reduzida. Mulheres grávidas e crianças também podem praticar modalidades específicas;
  • Conta com mais de 500 opções de exercícios, e estes devem ser aplicados de acordo com o nível do praticante (básico, intermediário ou avançado);
  • Respeita as capacidades (e limitações) individuais;
  • Os movimentos nunca são realizados de forma passiva ou automática, ao contrário, exigem precisão e rigor técnico;
  • Pilates vai além de uma série de exercícios. Se trata de um método de vida para quem visa combater os malefícios que o passar do tempo traz ao corpo;
  • O crescimento muscular fornecido aos praticantes de pilates ocorre por duas vias: uma por meio do alongamento máximo (esticar o membro), e outra que decorre da hipertrofia muscular causada pela contração do músculo (famosa sensação de ‘queimação’).

Investir em pilates faz bem à saúde

O pilates é um grande aliado para quem quer melhorar a saúde. Auxilia na reabilitação física, na prevenção de doenças, no desenvolvimento da coordenação e do equilíbrio (o que é muito importante para os idosos), além de fornecer uma excelente forma de ajudar o organismo a se restabelecer após um procedimento cirúrgico.

Ao praticar os exercícios, as pessoas passam a sentir um alívio em relação a possíveis dores do corpo. A técnica também desenvolve a função pulmonar, a melhora da circulação e a densidade óssea.

Uma vantagem crucial do pilates é que ele também auxilia no tratamento de doenças como artrite, osteoporose, escoliose e esclerose múltipla.

Além de todas as vantagens citadas, o pilates também é um ótimo aliado para o desenvolvimento sexual, já que os exercícios envolvidos fortalecem os músculos pélvicos e potencializam a sensibilidade corporal.

O pilates também melhora a coordenação motora e faz bem à pele, já que otimiza a circulação.

Encontre sessões de pilates na Vila Olímpia e tenha um corpo mais bonito e saudável

A SM Care conta com fisioterapeutas capacitados para a realização de sessões de pilates na Vila Olímpia, com segurança e profissionalismo. Além disso, a clínica também conta com os melhores equipamentos para condução dos exercícios.

Navegue pelo site, marque uma visita para conhecer melhor a SM Care clínica de fisioterapia reumatológica

Confira também: Pilates no Itaim Bibi