A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica usada pela fisioterapia com o objetivo de corrigir possíveis problemas na postura por meio de métodos específicos de alongamento do tecido muscular.

RPG na fase de gestação

A gravidez traz consigo muitas mudanças, como a expansão do útero, alteração das curvaturas da coluna, abertura dos quadris e modificação até do modo de caminhar. Com todas essas transformações durante a gestação, dores acabam surgindo por várias partes do corpo e a coluna, geralmente, é o local mais comum.  

Não existe inconvenientes ou contraindicações sobre a aplicação das técnicas de RPG na fase de gestação. O tratamento pode ser feito normalmente durante o período de gravidez, mas precisa ser adaptado para atender às novas condições em que a mulher se encontra.

A associação do RPG a uma gravidez é importante e benéfica, tanto para a mãe quanto para o bebê, devido à fase da gestação ser um momento em que existem muitas mudanças no corpo, como aumento do peso, alteração dos hormônios e principalmente mudança na postura.

Com o tratamento adaptado, a futura mãe receberá uma atenção individual, como qualquer outra sessão de RPG, pois cada pessoa e organismo são únicos e reagem de formas diferentes ao tratamento. O tratamento não possui benefícios apenas posturais e eficazes na prevenção de desconfortos na coluna, mas também emocionais para a mulher, à medida que ela começa a entender melhor as mudanças que estão acontecendo em seu corpo.

Benefícios do RPG para as gestantes

O RPG em gestantes pode ser realizado no pré e no pós-parto, isso vai ajudar para que a mulher tenha uma gestação saudável. O tratamento também vai auxiliar na prevenção de desconfortos musculares, circulatórios, posturais, hormonais e emocionais.

Os exercícios de alongamento são importantes para a saúde física da gestante, ajudando a manter a força e a flexibilidade do tônus muscular, e evitando o desgaste do corpo. Outros sintomas comuns dessa fase também costumam ser evitados com as técnicas do RPG, como os inchaços, varizes, câimbras e desconfortos nas costas e pernas.  

Outros importantes benefícios:

  • Ajuda no controle de peso;
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Melhora a capacidade respiratória;
  • Facilita a recuperação pós-parto;
  • Melhora a postura;
  • Impede o afastamento do músculo abdominal;
  • Fortalece o assoalho pélvico;
  • Auxilia no posicionamento correto na hora de deitar-se, proporcionando um sono melhor;
  • Melhora o conhecimento sobre a escolha do travesseiro e colchão;

Por isso, é importante que as gestantes estejam atentas, pois o tratamento só pode ser realizado com a autorização prévia do obstetra. Começando geralmente a partir do terceiro mês de gravidez, precisa ser feito de forma combinada com o acompanhamento de pré-natal.

Esses cuidados vão proporcionar uma sensação maior de bem-estar para a futura mãe, eliminando os riscos de depressão durante e após o parto, além de estresse durante a gestação.

Realize técnicas de RPG

As técnicas e tratamentos fisioterápicos devem ser realizados por profissionais e especialistas de uma clínica de renome, confiável e de qualidade, principalmente durante o período de gestação, em que todo cuidado é essencial.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP que auxilia seus pacientes na correção postural e fortalecimento da coluna, prevenindo contra dores e problemas mais sérios, além de garantir a saúde e o bem-estar em todas as fases da vida.

Navegue pelo site e leia mais assuntos relevantes para sua saúde e bem-estar!

Veja mais: Clínica Fisioterapia Itaim Bibi | Fisioterapia para Tendinite | Clínicas de Fisioterapia Vila Olímpia