Em tempos de quarentena, muitas pessoas passaram a praticar exercícios físicos em casa, mas até que ponto isso é seguro? Veja como evitar lesões e como ter apoio de profissionais de fisioterapia em SP.

Como evitar lesões fazendo exercícios físicos em casa?

Utilize um tênis próprio para exercícios

Antes de começar qualquer exercício, é preciso ter em mente que, mesmo em casa, é fundamental utilizar tênis apropriado para ginástica.

Um dos principais motivos para usar tênis de academia em casa é que esse tipo de calçado foi especificamente desenvolvido para amortecer o impacto que as atividades físicas causam às articulações.

Aqueça-se antes de começar

Muitas pessoas acham que não há necessidade de se aquecer ou de se alongar antes de começar o treino propriamente dito.

Porém, essa é uma etapa que não pode ser deixada de lado. Tanto o alongamento quanto o aquecimento evitam cãibras e lesões mais sérias, além de preparar os músculos para a realização de movimentos mais intensos.

O aquecimento pode ser feito a partir de uma série de exercícios, como pular corda, fazer polichinelos ou andar durante 15 minutos na esteira (para quem tiver esse equipamento em casa ou no prédio).

Escolha um bom local para fazer o treino

Treinar em casa pode ser muito bom para ajudar a lidar com o período de isolamento social, mas, para entrar no clima, é preciso estar longe da TV, dos filhos, do computador ou de qualquer outra distração.

Por isso, é importante escolher um lugar onde possa focar e fazer o treino render. Mesmo que o local não seja tão amplo, destinar um espaço para a realização de exercícios sem interrupções ajudará a trazer melhores resultados.

Contraia o abdômen para proteger a lombar

Ao contrair o abdômen, o corpo fica mais bem posicionado e protege a lombar de lesões. Além disso, todo exercício realizado com a contração do abdômen pode trazer mais resultados.

Realize avaliação com fisioterapeuta

A avaliação com profissional de fisioterapia em SP é importante tanto para fazer um check-up geral quanto para saber se há alguma limitação com relação a quais exercícios a pessoa pode, ou não, realizar em casa.

A avaliação, além de ajudar a definir séries e cargas, também oferece orientações para que não ocorram lesões durante o treino em casa.

Mesmo que o praticante de atividades não possua doenças crônicas, o acompanhamento é essencial. Além disso, ao menor sinal de alteração ou percepção de que algo esteja errado com o corpo, o indivíduo deve imediatamente interromper a prática do exercício físico e entrar em contato com o fisioterapeuta para maiores instruções.

Tenha acompanhamento com profissional de fisioterapia em São Paulo

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP que surgiu com o principal intuito de melhorar a qualidade de vida de seus pacientes por meio de acompanhamento profissional, oferecendo serviços de reabilitação, prevenção de lesões, além de técnicas e métodos fisioterapêuticos, como acupuntura, Pilates para gestantes, RPG, fisioterapia respiratória, entre outros.

A clínica está localizada na Vila Olímpia e conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados. A SM Care dispõe de estrutura ampla e agradável para quem busca as melhores opções de tratamento.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a SM Care.

Veja mais: Pilates para GestantesFisioterapia em MoemaFisioterapia Itaim BibiFisioterapia Itaim