Muito presente no dia a dia de milhares de pessoas, a dor nas costas é uma das queixas mais comuns ocasionadas, geralmente, por condições inadequadas de trabalho, falta de exercícios físicos ou esforço contínuo da musculatura. Portanto, essa condição merece a sua atenção.

Falaremos, a seguir, sobre as principais causas de dores na região das costas, bem como prevení-las e aliviá-las de acordo com as recomendações necessárias e comprovadas por um profissional, como em uma clínica de fisioterapia em SP.

Causas mais comuns de dores nas costas

Além de fatores como má postura e ausência de ergonomia no ambiente de trabalho, as principais causas de dores nas costas estão associadas a lesões nas articulações, espasmos musculares e degeneração dos discos da coluna. Em condições assim, como os espasmos, geralmente ocasionados por postura inadequada, excesso de peso ou atividades físicas com carga alta, o ideal é consultar um médico especialista, como em uma clínica de fisioterapia, a fim de iniciar o tratamento adequado.

Há, também, causas relacionadas a problemas em outros órgãos, como pedras nos rins, infecções pulmonares e pancreatite, bem como excesso de peso nas costas, fator de envelhecimento, estresse, movimentos repetitivos, genética, osteoporose e lesões por acidentes ou quedas.

Como prevenir as dores nas costas

A mudança de hábitos no dia a dia é fundamental para a prevenção de dores em qualquer parte do corpo. No caso de dores nas costas, o primeiro passo é ter atenção à má postura, seja no ambiente de trabalho ou em momentos de lazer, que, geralmente, tendem ao relaxamento da musculatura. Ainda assim, a escolha correta de cadeiras, cama e travesseiro são uma forma de se prevenir problemas na região das costas.

Ações simples também podem ser essenciais para a prevenção de dores musculares e problemas mais graves. Entre elas, estão: redução da quantidade de peso carregado; diminuição dos períodos em pé; evitar usar salto alto; evitar levantar-se apenas usando os músculos das pernas; realizar pausas durante o expediente e alongar-se; perder peso, caso seja um fator prejudicial para o caso específico; e contar com uma reeducação estrutural.

Como aliviar a dor na região das costas

Embora seja notável a diferença de dor na região das costas a partir das mudanças de hábitos na rotina, nem todos conseguem se livrar do incômodo por completo. Por isso, a prática regular de exercícios físicos e alongamento é fundamental, com a necessidade de realização por, pelo menos, uma vez ao dia.

Uma das principais formas de se aliviar a dor nas costas é por meio de repousos, nos quais é recomendável deitar-se em uma superfície reta (como o chão), aplicar compressas mornas sobre o local dolorido, bem como a realização de massagens relaxantes e terapêuticas.

Além disso, a procura por assistência especializada, como em uma clínica de fisioterapia em SP, é a solução mais indicada, visto que oferece os serviços necessários para alívio e tratamento da dor, com acupuntura sistêmica, RPG, pilates, entre outros.

A SM Care atua na reabilitação de pacientes de todas as idades com excelência técnica, solucionando problemas como dores nas costas, lombalgia, escoliose, hérnia de disco, entre outras disfunções, de forma eficaz e dedicada.