A esteira faz parte do treino de muitas pessoas, seja para melhorar o condicionamento físico, seja por recomendação médica. Ela uma aliada para quem deseja chegar ao peso ideal e é um equipamento mais fácil de se encontrar nas academias e até de ter em casa.

Mas como em qualquer equipamento de treino, é preciso ter cuidado na hora de fazer uso, pois lesões podem ser causadas pelo mal uso durante o treino. Por isso, saber regular a velocidade e conhecer seus limites, é essencial, assim como ter atenção durante o tempo da atividade.

Erros comuns ao usar a esteira


Segurar a barra enquanto corre

É comum ver, nas academias, muitas pessoas, enquanto praticam sua corrida, segurando nas barras laterais da esteira. Mas, ao fazer isso, a pessoa pode machucar os punhos ao segurar o impacto do corpo. Isso também evita que ela exercite o equilíbrio e sua coordenação motora. Quedas podem acontecer com essa prática. Ao correr na esteira, deixe os braços em um ângulo de 75 a 90 graus.

Usar as pontas dos pés para correr

O hábito de correr com as pontas dos pés é algo que muitas pessoas fazem, mas não quer dizer que está certo, pelo contrário, está errado, de acordo com especialistas. O correto é o calcanhar ser a primeira parte do pé a chegar na esteira, isso causa um movimento cíclico e a pessoa passa a ter um desempenho melhor. A ação correta minimiza o impacto com o chão.

Correr com o corpo inclinado para frente

Um exemplo dessa postura é quando estamos subindo uma ladeira. Normalmente, inclinamos nosso corpo para frente. Mas, em uma superfície plana, como no caso da esteira, essa posição é incorreta, pois ela pode sobrecarregar a coluna, ocasionando dores nas costas.

Relaxar o abdômen

Muitas pessoas sentem dificuldade em deixar o abdômen contraído, mas é preciso ser persistente. Depois de um determinado tempo de treino, a contração será algo automático em seu corpo. Essa contração do abdômen é importante para proteger a coluna de sobrecarga.

Velocidade alta e passos longos

É necessário correr ao em vez de pular, pois os pulos reduzem o trajeto e aumentam o impacto das articulações. Essa ação aumenta as chances de lesões nos calcanhares e joelhos.

Correr, e não ingerir água

Durante qualquer atividade física, é importante fazer intervalos para beber água, evitando, assim, uma desidratação do corpo. Fazer intervalos de 15 em 15 minutos é o ideal e ajuda no rendimento do treino. Lembrando que a quantidade de água precisa ser moderada.

Respeite os limites do corpo

Essa dica é a mais importante, pois nenhum exercício vai fazer efeito caso a pessoa não saiba respeitar os limites do próprio corpo. O correto é aproveitar o aparelho com saúde, evitando possíveis lesões.

Cada ser humano possui um ritmo diferente, e não adianta tentar ultrapassá-lo, achando que os resultados virão mais rápidos. Dessa forma, busque a ajuda de um profissional.

Conte com a SM Care para acompanhamento profissional de qualidade

Fique atento ao que o corpo diz, seja com pequenos desconfortos, seja até mesmo com dores em regiões específicas ou em regiões que estão sendo usadas com frequência. Procure um profissional para fazer uma avaliação. Dependendo do caso, é necessário buscar acompanhamento fisioterapêutico.

A SM Care é uma clínica de RPG e de fisioterapia no Itaim Bibi,que conta com uma equipe de profissionais especializados em tratamentos que proporcionam, aos seus pacientes, qualidade de vida e bem-estar, isso tudo de forma personalizada e individualizada.