Saiba como o auxílio de fisioterapia ATM influencia no pós-operatório de cirurgia ortognática. Veja também onde encontrar tratamento de fisioterapia na Vila Olímpia.

O maior objetivo de um paciente, após procedimento cirúrgico invasivo, é retornar à sua rotina normal o quanto antes, e é nesse ponto que a fisioterapia é tão importante, já que o auxílio do profissional da área pode ajudar a diminuir o período de recuperação e combater dores, inchaços e mal-estar.

A fisioterapia também possibilita a restauração precoce das funções mastigatórias e, também, um retorno mais adiantado ao tratamento ortodôntico.

O profissional de fisioterapia é um auxiliador de extrema importância para identificar possíveis disfunções do sistema estomatognático relacionadas à indicação da cirurgia, e já proceder com o tratamento no pré e pós-operatório.

Como é o auxílio fisioterapêutico após a cirurgia ortognática

O paciente sempre sai fragilizado do procedimento, demandando apoio da família e dos profissionais de saúde, o que fará toda a diferença no processo de recuperação.

A segurança e os cuidados específicos que o paciente recebe após acordar da anestesia, como o acompanhamento fisioterápico, são benéficos para o corpo e para o bem-estar da pessoa.

Principais sintomas pós-cirúrgicos e o papel da fisioterapia

Os sintomas mais comuns entre os pacientes que acabam de sair dessa cirurgia são dor na mandíbula, na ATM, na face, cefaleia, edemas no rosto, dificuldades de falar, mastigar e engolir alimentos (tanto sólidos quanto líquidos), obstrução nasal, alteração na sensibilidade facial, limitação dos movimentos da mandíbula, entre outros.

Todos os sintomas são muito comuns por conta de se tratar de um procedimento invasivo, por isso, o tratamento por meio de fisioterapia, quando iniciado imediatamente após a cirurgia, pode agilizar a recuperação e otimizar o retorno do paciente às atividades rotineiras, tais como mastigação e deglutição.

Por meio da fisioterapia, é possível combater e até mesmo eliminar a dor e os edemas, estabilizar a amplitude de movimento da ATM, e estimular a sensibilidade que pode ser afetada durante a cirurgia.

Tratamentos de fisioterapia mais indicados

Dentre os tratamentos mais indicados, é possível citar técnicas eletrotermofototerapêuticas para redução da dor e edema: o laser, para a redução da dor e reparação tecidual, e a linfo bandagem.

Podem ser realizadas também técnicas de drenagem linfática facial (por meio de aparelho ou manual), mobilizações intraorais, massagens, crioterapia (procedimento que visa gelar a temperatura da região), além de equipamentos como ultrassom, TENS, instrumentos de mastigação, laser, exercícios de mímica facial, entre outras técnicas que podem ser escolhidas pelo profissional.

Principais objetivos da fisioterapia na cirurgia ortognática

  • Recuperar totalmente a sensibilidade da face;
  • Auxiliar na mastigação e deglutição;
  • Acelerar a recuperação dos movimentos mandibulares;
  • Incentivar a mímica facial;
  • Diminuir a formação do inchaço e otimizar seu desaparecimento.

Quando o paciente não recebe tratamento adequado imediatamente após a cirurgia, o fisioterapeuta deve optar por técnicas voltadas à articulação temporomandibular (ATM), já que é imprescindível garantir a sua função básica e evitar aderências articulares.

Conte com auxílio da fisioterapia

A fisioterapia ATM é de extrema importância para a recuperação de cirurgia ortognática, e a SM Care conta com os profissionais e os aparelhos necessários para prover o apoio que o paciente necessita nesse momento tão delicado.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a clínica e marque uma visita para tirar todas as suas dúvidas.

Veja também: Principais exercícios de fisioterapia ortognática | Pilates no Itaim Bibi