Saiba o que é verdade e o que é mentira sobre Pilates e seu auxílio no tratamento para dor. Veja também onde encontrar profissionais especializados em Pilates em clínica de fisioterapia no Ibirapuera.

Há tempos, a técnica de Pilates vem sendo associada ao tratamento de diversas dores que acometem o corpo humano. Saiba mais sobre as verdades e mitos da prática.

Tire suas dúvidas:


– Pilates corrige a postura?

Pilates envolve técnicas que visam trabalhar a flexibilidade, a resistência muscular, a mobilidade articular em geral, e ajustar possíveis desequilíbrios existentes no corpo, garantindo ganho de consciência corporal, o que automaticamente corrige a postura, auxiliando no tratamento de dores na coluna.

– Pilates ajuda a proteger órgãos internos?

O centro de força (CORE) é o princípio do Pilates. Por meio dele é que se desenvolve a força para realizar movimentos.

Basicamente, os músculos conectados ao CORE são os que servem de sustentação à coluna, postura e aos órgãos internos.

Quando todas essas estruturas permanecem conectadas e fortificadas, formam um centro de estabilidade corporal, protegendo as costas durante atividades cotidianas e melhorando o funcionamento dos órgãos.

– Pilates pode ajudar os idosos?

Pilates é uma atividade de baixo impacto, além de ser conduzida por um profissional de forma individualizada.

Em vista disso, traz diversos benefícios para essa fatia da população, como tonificação dos músculos, aumento da flexibilidade, da mobilidade articular, além de consciência corporal.

Nesse sentido, é possível aumentar a qualidade de vida dos idosos, combater dores articulares e o risco de quedas, além de melhorar a autoestima.

– Pilates substitui a prática de musculação?

Pilates e musculação possuem objetivos muito distintos, por isso quem optar por uma dessas atividades precisa ter isso em mente.

Quem deseja começar um exercício que envolva o ganho de massa muscular deve escolher a musculação, porém, quem deseja o tratamento para dores ou lesões na coluna pode preferir o Pilates.

As duas atividades podem se complementar, porém uma não substitui a outra.

Benefícios do Pilates para tratamento de dor:

Pilates é uma atividade que consegue aumentar a flexibilidade e a resistência muscular, além de melhorar a mobilidade articular. Dessa forma, é possível manter o corpo equilibrado, combater dores na coluna e garantir força abdominal, que também é responsável por proteger órgãos internos.

Os benefícios do Pilates são vários, mas é preciso saber onde realizar a atividade com segurança e qualidade.

Pilates é indicado para pessoas de todas as faixas etárias, além de gestantes e lesionados. Trata-se de uma prática que oferece muitos benefícios a todos.

O mais importante na hora de começar a praticar Pilates é procurar um profissional habilitado. No Brasil, os fisioterapeutas são os mais indicados para ministrar aulas de Pilates.

Fisioterapia

A SM Care é uma clínica de fisioterapia no Ibirapuera que conta com o melhor time de profissionais, especializados em administrar sessões de Pilates de forma individualizada, levando em consideração as especificidades de cada paciente.

Quem está procurando uma forma de tratar dores, principalmente na coluna, pode contar com a SM Care e suas sessões de Pilates. Navegue pelo site para conhecer mais sobre a clínica.

Veja mais: Clínica Ibirapuera | Pilates Vila Olímpia | Drenagem Linfática Abdominal