A sigla RPG é usada para Reeducação Postural Global, sendo uma técnica de fisioterapia com finalidade de impulsionar o equilíbrio dos músculos responsáveis pela postura.

O RPG possui três princípios fundamentais:

  • Individualidade: cada pessoa é um ser único e reage de forma diferente;
  • Causalidade: a real causa do problema pode estar longe do sintoma;
  • Globalidade: o tratamento deve ser feito como um todo, não apenas no local da dor, e, sim, em todo o corpo.

Tipos de doenças que o RPG trata:

Neurológicas: hérnia de disco e labirintite.

Ortopédicas: joelhos valgos (formato de X), joelhos varos (cowboy), pés planos e cavos, dores cervical, dorsal e lombociatalgia (dor no ciático), joanetes e escoliose (desvio da coluna vertebral).

Somáticas: distúrbios digestivos e circulatórios e estresse.

Reumatológicas: tendinite e bursite, artrites e artrose.

Respiratórias: bronquite e asma.

Ocular: estrabismo.

Como é feito o tratamento com RPG?

O tratamento acontece com consultas de no mínimo uma hora, normalmente uma vez na semana. Dependendo do caso tratado, elas podem acontecer até duas vezes por semana. No caso de lesões recentes, pode ser que baste realizar uma única sessão, ou muitas se for uma escoliose infantil, que necessita de análise de perto, e acompanhamento durante todo o crescimento.

Com relação à duração do tratamento, é bastante variável, não existindo uma estimativa exata. Isso vai depender do problema a ser corrigido. Mas isso pode ser avaliado já na primeira consulta, em que o médico passa uma previsão de tempo que será preciso para desenvolver o tratamento.

Um profissional de RPG possui qual formação?

Caso a pessoa deseje realizar o curso de RPG, ela precisa ser formada em fisioterapia. O curso básico de RPG dura cinco anos, totalizando 300 horas de aula. Assim que o profissional concluir o curso básico, ele poderá continuar sua formação em RPG, seguindo a evolução do método por meio de eliminações gratuitas nos cursos básicos e fazendo os cursos avançados, a fim de aprimorar seus conhecimentos.

Mulheres grávidas podem fazer tratamento com RPG?

Não existem restrições para aplicar as técnicas de RPG em mulheres no período de gestação, havendo a necessidade do tratamento. As técnicas são adaptadas à condição atual da mulher, o que não costuma ocorrer em outros tipos de tratamento. É feito todo um trabalho de preparação para o parto e para a recuperação pós-parto. Todos baseados nos princípios biomecânicos da RPG, uma técnica original, que possui reconhecimento pelos médicos, obstetras e que foi muito bem aprovada pelas mulheres que experimentaram.

Quais as vantagens?

Entre os benefícios da RPG estão a redução de tensões musculares, e de dores, melhoria da estabilidade, equilíbrio, aumento da amplitude do movimento e consciência corporal. Existem outras vantagens atribuídas a esse tipo de tratamento, o qual deve ser aplicado por um profissional formado em fisioterapia.

Buscar tratamento em uma clínica?

É preciso conhecer bem a clínica para dar início a algum tipo de tratamento, estando sempre atento se as técnicas fisioterapêuticas são realizadas por profissionais especialistas e de confiança.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia geral que auxilia seus pacientes na correção postural e no fortalecimento da coluna, prevenindo contra dores e problemas mais sérios, além de garantir a saúde e o bem-estar em todas as fases da vida.

Acesse o site e confira o tratamento de RPG para coluna.