Saiba as principais informações sobre a paralisia de Bell e veja como uma clínica de fisioterapia no Itaim Bibi pode auxiliar no tratamento da condição.

A paralisia de Bell é uma condição advinda de uma inflamação no nervo facial, que é completamente diferente da paralisia facial causada pelo AVC (que decorre de uma lesão no cérebro e atinge áreas cerebrais responsáveis pelos nervos da face).

Mas, afinal, o que é a paralisia de Bell?

A condição leva a uma súbita fraqueza dos músculos faciais. Como consequência, metade do rosto aparenta estar “caído”. A paralisia pode afetar pessoas de todas as idades.

A exata causa da doença ainda não é totalmente conhecida, porém estudiosos acreditam que provavelmente seja resultado de um inchaço ou inflamação do nervo responsável por controlar os músculos de uma metade do rosto. Pode surgir em decorrência de uma infecção viral, por exemplo.

É importante salientar que a paralisia de Bell não é resultado de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou de um ataque isquêmico transitório (AIT). Ainda que essas doenças também causem paralisia facial, são casos completamente diferentes da paralisia de Bell.

De toda forma, a fraqueza dos músculos faciais de um só lado do rosto deve ser investigada pelo médico o quanto antes no intuito de descartar causas mais graves.

Duração da paralisia de Bell

Para boa parte das pessoas, a condição é temporária, sendo que os sintomas costumam melhorar após algumas semanas, com recuperação total em aproximadamente seis meses.

Em casos mais raros, existem pessoas que apresentam alguns dos sintomas da paralisia de Bell durante toda a vida. De toda forma, é muito difícil encontrar casos em que a paralisia ocorre mais de uma vez durante a vida da pessoa.

Sintomas

Os principais sintomas que decorrem da paralisia de Bell são:

  • A face fica “caída”, inclinada. Quando a pessoa se expressa ou sorri, apenas um lado do rosto acompanha os movimentos;
  • Mastigar alimentos no lado afetado também é complicado. Pedaços de comida tendem a ficar alocados entre a gengiva e a bochecha;
  • Líquidos costumam escapar pelo canto da boca do lado afetado pela condição;
  • Dependendo da gravidade do caso, o paciente pode se encontrar incapacitado de fechar um olho, o que pode aumentar a produção de lágrimas ou deixar o olho seco;
  • A paralisia causa dificuldades para falar.

tratamento para paralisia de Bell

Tratamento para paralisia de Bell

O mais comum é que os sintomas da condição melhorem sem necessidade de intervenção médica, porém, pode demorar algum tempo (meses) para que os músculos do rosto se recuperem por completo. Nesse sentido, o tratamento para paralisia de bell fisioterapia pode ajudar a acelerar o processo

O papel da fisioterapia

Os músculos paralisados pelo enfraquecimento muscular podem encolher e atrofiar, levando a contraturas permanentes. A fisioterapia pode ter papel fundamental ao empregar exercícios faciais e massagens que ajudem na recuperação dos músculos ou na prevenção contra possíveis complicações.

Encontre o tratamento

A SM Care é uma clínica de fisioterapia próxima ao Itaim Bibi e conta com profissionais competentes que estão preparados para atender pacientes com a paralisia de Bell. Se você busca fisioterapia no Itaim Bibi, a SM Care, certamente, é a melhor opção.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a clínica e faça uma visita.

Confira também: Pilates no Itaim Bibi | Clínica de fisioterapia na zona sul