Acompanhe todos os benefícios da fisioterapia para mulheres no período gestacional ou pós-gestação. Veja também onde encontrar o melhor tratamento em clínica de fisioterapia na Vila Olímpia.

Como é sabido, a gestação acarreta transformações psicológicas, físicas e emocionais na mulher. Para lidar com esse período, que também engloba o pós-parto, é fundamental ter acompanhamento fisioterápico.

A fisioterapia pode prevenir disfunções, assim como amenizar dores e aumentar a saúde e o bem-estar.

Principais benefícios da fisioterapia para gestantes

 

Reduz inchaços

No segundo e terceiro trimestres, as gestantes passam a sofrer com intensos inchaços em todo o corpo, principalmente nas pernas e nos pés. A fisioterapia ameniza esse efeito, diminuindo também o incômodo decorrente do quadro.

Melhora a postura

Devido ao peso da barriga com o avançar da gestação, é comum que a coluna da mulher fique mais “encurvada”, o que pode levar a dores intensas nas costas, na lombar e também nas pernas.

Com os exercícios corretos e outros tratamentos oferecidos em clínica de fisioterapia, é possível amenizar as dores através da melhora da postura.

Melhora a circulação

As alterações uterinas influenciam diretamente na circulação sanguínea logo no começo da gestação. Graças à pressão que o útero exerce sobre as veias, o retorno venoso é comprometido e, por isso, é preciso ter acompanhamento profissional para ativar a circulação.

Reduz as câimbras

As câimbras são um problema comum e recorrente durante toda a gestação, isso porque o corpo precisa exercer um esforço muito maior para lidar com todas as mudanças.

É sabido que, com os exercícios corretos, é possível combater as crises de câimbras, e assim também é na gravidez, com auxílio da fisioterapia.

Melhora a qualidade do sono

A qualidade do sono é um grande problema durante a gravidez, principalmente no último trimestre.

Muitas grávidas reclamam das noites mal dormidas, seja por desconfortos pelo corpo ou por não encontrar uma posição confortável.

Através de fisioterapia na gravidez, a mulher pode ter noites mais tranquilas, já que seu corpo estará melhor preparado.

Fortalece o assoalho pélvico

A fisioterapia, durante a gravidez, ajuda a fortalecer o corpo e, principalmente, o músculo do assoalho pélvico, que nessa fase suporta toda a carga de peso extra.

Ajuda também a evitar a incontinência urinária e prepara a região pélvica para o parto.

Além de todos os benefícios aqui mencionados, uma boa clínica de fisioterapia também pode ajudar a gestante, minimizando as chances de hipertensão gestacional, estresse, diabetes, ganho de peso, além de fornecer mais bem-estar mental e melhorar a autoestima.

Fisioterapia no pós-parto

O corpo da mulher demora, no mínimo, 6 meses para retornar ao que era antes da gravidez. No período do pós-parto, o acompanhamento com fisioterapeuta ajuda a gestante a se sentir mais confortável e preparada para a recuperação.

Através de sessões de drenagem linfática, conscientização postural, exercícios perineais e alongamento, é possível elevar a autoestima e a confiança da gestante, assim como reduzir as chances de desenvolver depressão pós-parto e ainda facilitar o retorno para o trabalho após a licença maternidade.

Tenha acompanhamento profissional em clínica de fisioterapia

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que conta com profissionais qualificados, tratamentos excelentes e aparelhos de última geração para acompanhamento gestacional e pós-parto.

Navegue pelo site para obter maiores informações e confira tudo o que é oferecido pela SM Care.

Confira também: Fisioterapia Vila Olímpia | Fisioterapia no pós-operatório de menisco