O sedentarismo pode provocar o surgimento doenças cardiovasculares. Pensando nisso, a prática de atividades físicas diminui a incidência de doenças crônicas e auxilia no combate à obesidade. A corrida é uma das práticas esportivas mais prazerosas e eficientes para quem deseja ou precisa perder peso. Além de aumentar o metabolismo (o que contribui para perda de peso), a corrida também reduz as chances de infarto, melhora os níveis de colesterol e proporciona uma sensação de bem-estar.

A prática regular de atividades físicas é muito benéfica para a saúde. Entretanto, a prática de exercícios requer alguns cuidados e com a corrida não é diferente. A seguir, apontamos uma lista com os cinco principais erros que os corredores cometem e que podem comprometer a qualidade do exercício e a saúde do corpo humano.

Os cinco erros:


Praticar exercício sem orientação médica

Antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico, é preciso consultar um médico. Apenas com a ajuda de um profissional você vai saber qual a intensidade do treino adequado para o seu organismo e a frequência com que o exercício deve ser realizado. O profissional é o mais indicado para elaborar um programa de treino personalizado e que vai diminuir o impacto da corrida no seu corpo.

Não aquecer antes de correr

Muitas pessoas estão tão empolgadas em iniciar as atividades físicas que se esquecem que, antes de iniciar qualquer exercício, é preciso realizar um aquecimento. É fundamental iniciar o treino com um alongamento, que vai aquecer o corpo antes da corrida. O aquecimento vai preparar o seu corpo para o exercício, evitando, assim, dores e lesões.

Ignorar os intervalos de descanso da corrida

Incluir períodos de descanso para promover a recuperação muscular e evitar cãibras é fundamental. Os intervalos entre uma corrida e outra vão ajudar o seu corpo a se adaptar à rotina de exercícios. Controlar a intensidade do treino e incluir intervalos de descanso vão ajudar a diminuir os riscos que podem prejudicar o atleta.

Não se preocupar com o local de corrida

Não se preocupar com o ambiente onde se vai praticar a corrida é um dos fatores que podem contribuir para o surgimento de lesões graves. Toda cidade tem lugares tradicionais para praticar exercícios, com pistas para corredores, ideais para quem está iniciando no treino. Para os mais experientes, o percurso montanhoso pode ser uma excelente alternativa. É preciso, no entanto, cautela para não se machucar.

Escolher a roupa inadequada para o treino

Para evitar lesões e alcançar suas metas, é preciso optar por roupas adequadas para a corrida. Evite peças muito apertadas no corpo. Elas não permitem que a pele transpire, o que atrapalha na corrida. Escolha um tênis confortável, de preferência compre um tênis especifico para a prática de corrida. Invista também em acessórios que vão te ajudar a se proteger do sol, como bonés e viseiras. Quanto mais confortável você se sentir, melhores serão os seus resultados.

Procure a ajuda de profissionais em caso de lesões provocadas pela corrida

Realizar atividades físicas é fundamental para a nossa qualidade de vida, pois reduz o estresse e melhora a saúde do corpo e da mente. Entretanto, alguns erros cometidos durante a corrida podem provocar lesões. Neste caso, é recomendado procurar por um profissional.

Um fisioterapeuta pode ajudar no processo de recuperação das dores no corpo. A SM Care uma clínica de fisioterapia que atua tanto no cuidado com a terceira idade, postura, RPG, Pilates e pessoas que correm regularmente. Na SM Care os corredores poderão contar com acompanhamento antes e depois da corrida, e poderão realizar a recuperação muscular na melhor clínica de fisioterapia do Itaim Bibi.