A lombalgia é o termo usado para dores na região lombar. Essa região fica localizada na parte mais baixa da coluna, perto da bacia. Algumas pessoas também chamam de “lumbago”, “dor nas costas”, “dor nos rins” e “dor nos quartos”. A lombalgia não é considerada uma doença, e sim um tipo de dor que pode acontecer devido a muitos fatores. Normalmente, o problema não chega a ser algo grave.

Possíveis fatores que podem causar a lombalgia


Sobrecarga: causa torção muscular que se resulta do excesso de cargas, isto é, quando a pessoa leva mais peso do que o corpo suporta, podendo acontecer durante treinos na academia ou até mesmo nas atividades do dia a dia, resultando em sobrecarga nas articulações da coluna.

Má postura: a má postura acontece quando a pessoa tem o hábito de se sentar e se deitar de forma errada, abaixar-se até o chão incorretamente, ou, até mesmo, ao carregar objetos pesados. A má postura também pode ser causada por infecção, escorregamento de vértebra, inflamações ou mesmo por questão emocional.

A lombalgia acontece de maneira aguda e crônica. A maneira aguda é o chamado “mau jeito”. A dor costuma ser forte e acontece após algum esforço físico. A forma aguda é mais comum nos mais jovens. A forma crônica costuma aparecer nos mais velhos, sendo a dor menos intensa, mas costuma ser contínua.

A lombalgia também acontece em crianças e adolescentes?

A lombalgia também pode se fazer presente em crianças e adolescentes. Mas é importante destacar que a causa, em um adolescente, é incomum e precisa ser investigada de forma cautelosa por um profissional, diferentemente do adulto que possui causas e tratamentos mais simples.

Sintomas da lombalgia

As dores na região abaixo da décima segunda costela são sintomas claros de lombalgia. As dores, geralmente, se estendem até a prega do glúteo, conhecida como região lombar. As dores podem chegar também até o meio da coxa.

Atitudes para prevenir a lombalgia

São diversas as maneiras de se evitar que a lombalgia aguda se torne crônica. O mais importante é adotar novos hábitos e se atentar a atitudes simples, como a forma de se sentar.

Mas, caso a lombalgia se agrave, é necessário começar exercícios físicos. Contudo, é preciso procurar um profissional, para que a situação não piore com ações erradas durante o treino. Um fisioterapeuta é um especialista que pode ajudar muito no processo de eliminar a lombalgia e reduzir dores intensas.

As dores na região da lombar incomodam e, dependendo do caso, podem se tornar um desconforto constante e intenso. Pensando nisso, é necessário se atentar aos cuidados com a postura no dia a dia e prestar atenção com os pesos excessivos, lembrando que a prática de exercícios pode ajudar na redução das dores, desde que realizada com acompanhamento. Se a lombalgia for aguda, será necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta.

Faça fisioterapia em uma clínica confiável

A SM Care é uma clínica de RPG e de fisioterapia no Itaim Bibi,que conta com uma equipe de profissionais especializados em tratamentos que proporcionam, aos seus pacientes, qualidade de vida e bem-estar, isso tudo de forma personalizada.

Acesse o site e confira mais informações relevantes, referente a cuidados com a saúde!