A tendinite é, basicamente, uma inflamação do tendão, que, por sua vez, é uma estrutura fibrosa, como uma espécie de corda que liga o músculo ao osso. A inflamação dessa estrutura é percebida quando a pessoa começa a sentir dores e verificar inchaço na região em questão, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo. As partes do corpo com maior ocorrência da condição são: ombros, punhos, joelhos, cotovelos e tornozelos. 

Os tendões acabam sendo sobrecarregados, uma vez que não são tão fortes como o osso e nem tão elásticos quanto o músculo. Assim, são a estrutura que, normalmente, mais sofrem as consequências de lesões. 

Causas da tendinite 

Dentre as principais causas da tendinite estão os movimentos repetitivos, como o uso do mouse o dia todo e o excesso de esforços, o que gera inflamações nos tendões. Normalmente, as pessoas mais afetadas pela tendinite são pessoas que usam muito os punhos para desempenhar suas funções, como pedreiros, digitadores, diaristas e outros. 

Além disso, a postura incorreta também causa inflamações: manter os ombros encurvados, por exemplo, faz com que o espaço destinado ao deslizamento dos tendões diminua, o que causa atrito e lesões. 

O que fazer para evitar a tendinite? 

Se, por acaso, os sintomas aparecerem, o mais correto é procurar um fisioterapeuta o quanto antes. Dessa maneira, será possível averiguar qual é a real extensão do problema e realizar o tratamento mais adequado para a lesão.

Dicas para evitar a tendinite: 

  • Se puder escolher, opte pelas cadeiras que possuem apoio de braço;
  • Crie o hábito de praticar atividades físicas de forma regular, pois, dessa forma, o seu corpo vai ficar menos cansado pelas posições rotineiras do trabalho; 
  • Evite ao máximo os movimentos repetitivos no computador e no celular. Se possível, tente reduzir o tempo na internet e no WhatsApp; 
  • Para as pessoas que trabalham sentadas, o ideal é se levantar de duas em duas horas, uma vez que isso fará com que a coluna se sinta mais descansada no final do dia e as pernas também. 

Formas de evitar a dor causada pela tendinite 

  • Tome os medicamentos indicados pelo seu médico, como os anti-inflamatórios; 
  • Aplique gelo cuidadosamente na região para reduzir a inflamação; 
  • Mantenha o tendão inflamado em repouso usando uma tala ou tipoia;
  • Siga rigorosamente o tempo de repouso estipulado pelo médico. Caso seja excessiva, a pausa pode gerar atrofia do músculo, piorando a situação do tendão. 
  • Faça fisioterapia. 

Prevenção 

A prevenção está totalmente ligada aos movimentos que precisam ser evitados, como os já citados acima, como evitar os movimentos repetitivos e sempre procurar realizar alongamentos antes e após atividades físicas. Essas pequenas atitudes diárias vão reduzir muito as chances de uma tendinite.

Faça seu tratamento em uma clínica de fisioterapia de confiança

É importante, sempre que acontecer uma lesão, buscar profissionais de confiança para um diagnóstico correto, assim como um tratamento adequado. Por isso, é fundamental estar atento na hora da escolha de uma clínica, que  deve ser especializada e possuir renome, como a SM Care.  

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP localizada no bairro da Vila Olímpia. Ela conta com uma equipe de profissionais especializados em tratamentos que proporcionam aos seus pacientes qualidade de vida e bem-estar, isso tudo de forma personalizada. 

Navegue pelo site da SM Care e esteja sempre atualizado sobre os melhores tratamentos para sua saúde.

Saiba mais: Fisioterapia reumatológica na Vila Olímpia