Entenda de forma clara o que é a bursite no quadril, quais são suas causas e o que ela ocasiona. Veja também a diferença entre ela e a tendinite no quadril, além da melhor forma de evitá-la. 

A bursite no quadril diz respeito a uma inflamação que acontece na parte lateral da articulação, sendo uma bolsa de água que diminui o atrito entre os tendões e o osso, minimizando os impactos e movimentos repentinos, ocasionando mais flexibilidade e mobilidade.

Causas da bursite no quadril 

A inflamação pode ser causada por diversos motivos, entre eles estão os exercícios pesados e intensos, os quais colocam uma sobrecarga nessa parte do corpo. O problema pode aparecer também devido à fraqueza muscular, mesmo quando a pessoa pratica exercícios leves e que não exigem esforço. Além disso, também surge em decorrência de movimentos repetitivos e que demandam mais esforço do que o corpo aguenta. 

Algumas doenças também são apontadas como fatores de risco para o surgimento da inflamação, tais como: doença na articulação sacroilíaca, na coluna e lombar, gota, diabetes, infecção, artrose de joelho e outras. 

As pessoas que estão mais propensas a desenvolver o problema costumam ser aquelas que já realizaram cirurgia no quadril, que apresentam discrepância no comprimento das pernas ou mesmo com entorse nos tornozelos. Esses fatores costumam afetar a caminhada e acabam sobrecarregando as bursas.

Principais sintomas 

  • Dores que se estendem para as coxas; 
  • Dor quando se toca a região do quadril; 
  • Inchaço; 
  • Dores na região lateral do quadril, ficando mais intensa quando se permanece de pé por um longo período ou deitado de lado. 

O que fazer para evitar a bursite no quadril? 

A forma mais eficaz de evitar a bursite no quadril é balanceando e controlando o peso, além de praticar atividades físicas de maneira correta. É importante sempre, antes e depois de uma atividade física, fazer alongamentos, de preferência com apoio de um profissional para fazer as devidas orientações, evitando que exista sobrecarga da região do quadril. 

Diferença entre bursite e tendinite no quadril 

Como vimos, a bursite é a inflamação da bursa, pequena bolsa de líquido que tem como objetivo atuar como um amortecimento para os tendões e algumas saliências ósseas. Já a tendinite no quadril é uma inflamação do tendão, parte final do músculo se conecta ao osso.

Tratamento 

O tratamento para bursite no quadril consiste, basicamente, em realizar sessões de fisioterapia e, em casos de dor intensa, tomar analgésicos e anti-inflamatórios que tenham sido prescritos pelo médico. Durante as sessões de fisioterapia, o fisioterapeuta vai usar equipamentos adequados para cuidar da inflamação. Por isso, é de extrema importância que a pessoa procure um profissional caso as dores no quadril se tornem intensas e prolongadas. Somente assim o diagnóstico poderá ser feito o mais rápido possível e, dessa forma, se inicie o tratamento correto sem demora. 

Conte com uma clínica de fisioterapia de qualidade

A SM Care é uma clínica de RPG e de fisioterapia em SP que conta com uma equipe de profissionais especializados em tratamentos que proporcionam aos seus pacientes qualidade de vida e bem-estar, isso tudo de forma personalizada. 

Acesse o site e confira mais informações relevantes referentes a cuidados com a saúde!

Saiba mais: Fisioterapia reumatológica na Vila Olímpia