Confira todos os motivos que levam a fisioterapia e seus diversos tratamentos, como a fisioterapia ortopédica, a serem tão importantes para o corpo.

A adoção de tratamentos fisioterápicos pode ser fundamental, tanto no aspecto físico, garantindo energia e fortalecimento, como também na questão do bem-estar de quem está preocupado com o envelhecimento do corpo. Confira mais sobre o papel da fisioterapia:

Importância da fisioterapia para o corpo

Por meio da fisioterapia, é possível diagnosticar e tratar diversos problemas, como os relacionados aos movimentos e funções do corpo humano, através de técnicas e exercícios específicos.

São terapias que tratam problemas causados por doenças adquiridas ou crônicas, alterações genéticas, acidentes e traumas, ou vícios de postura.

Os tratamentos aplicados, como na fisioterapia ortopédica, por exemplo, possuem o intuito de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física do paciente. Eles podem ser feitos com aparelhos, água (na piscina) e até com calor.

É muito comum ver esse trabalho sendo desenvolvido com gestantes, idosos, crianças e pessoas com deficiências.

Quando procurar um fisioterapeuta

A fisioterapia pode ser realizada com diversos intuitos, como prevenção (mesmo quando não há uma doença), mas principalmente quando a pessoa apresenta alguma dor ou problema ao longo do corpo, seja nas articulações, ossos ou músculos.

Além disso, quem sofre com algum trauma (decorrente de um acidente, por exemplo), ou quem passou por procedimentos cirúrgicos, também deve procurar por um bom profissional para auxiliar no processo de recuperação.

Hoje em dia, a fisioterapia também possui um grande papel na recuperação de pacientes com quadros respiratórios, como asma, bronquite ou as Doenças Progressivas Obstrutivas Crônicas (DPOC), apresentando um tratamento específico para cada distúrbio.

Os principais benefícios para quem procura a fisioterapia a fim de tratar questões respiratórias são aumento do fluxo inspiratório, melhoria na elasticidade pulmonar, melhoria na expansão pulmonar, entre outros.

A fisioterapia e asdemências

A fisioterapia apresenta uma das abordagens não farmacológicas mais envolvidas no tratamento de demências, como a doença de Alzheimer.

Aqui, o principal objetivo da fisioterapia é manter a máxima funcionalidade e independência, de maneira a facilitar as atividades do dia a dia, durante o maior período possível, e lidar com os problemas motores que deverão surgir com o passar do tempo.

Vários estudos focam na eficácia da fisioterapia, ou seja, na melhoria de vida de uma parcela da população, que é tão específica. Existem benefícios comprovados principalmente em três áreas-chave: capacidade física, cognição e atividades de vida diária.

Com relação ao nível de cognição, destaca-se uma melhoria na fluência verbal. Está provado também que o exercício promovido pela fisioterapia facilita o fenômeno de plasticidade sináptica e neurogênese no hipocampo, uma área importante para a memória e aprendizagem.

A fisioterapia possui, ainda, papel fundamental no apoio e ensino aos cuidadores e na prevenção de quedas, um dos fatores mais associados à hospitalização de pessoas que sofrem de demências.

Encontre os melhores fisioterapeutas na SM Care

Na SM Care, os pacientes encontram tratamentos para diversas enfermidades e podem contar com auxílio de profissionais capacitados, prontos para considerar a individualidade de cada caso.

Para saber mais sobre todos os tratamentos, como Fisioterapia Vila Olímpia, navegue pelo site.

Confira também: Fisioterapia reumatológica