Saiba o que é osteoporose e como a fisioterapia é um tratamento adequado para essa doença que vem afetando muitas pessoas ao redor do mundo.

A osteoporose é uma condição que costuma atingir pessoas de mais idade, deixando seus ossos mais frágeis. Com o avanço da idade, a doença tende a piorar, causando fraturas no quadril, costelas e até no fêmur. Ela é caracterizada por ser uma condição metabólica, que diminui progressivamente a densidade óssea.

Fatores que levam ao desenvolvimento da doença

Alguns fatores são considerados como de riscos no desenvolvimento da osteoporose, doença que vem causando muitas fraturas em idosos. São eles:

  • Baixo peso;
  • Ingestão de medicamentos, como hormônio tireoidiano;
  • Baixa exposição ao sol;
  • Sedentarismo;
  • Doenças como: diabetes, renais, intestinais, reumáticas e inflamatórias;
  • Histórico familiar;
  • Consumo de tabaco e álcool;
  • Falta de consumo de cálcio e vitamina D.

A fisioterapia no tratamento da osteoporose

A fisioterapia disponibiliza um tratamento para fortalecer os músculos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes com osteoporose. O tratamento ajuda na prevenção de possíveis fraturas ósseas, e outros problemas, além de contribuir na melhora da coordenação e do equilíbrio, o que se torna muito importante para prevenir as quedas.

As sessões de fisioterapia podem acontecer em uma clínica especializada ou em domicílio, isso vai depender do caso do paciente. O tratamento acontece de forma personalizada, com adaptações dos exercícios, de acordo com as necessidades individuais do paciente e com base nos sintomas apresentados por ele.

Durante as sessões, são realizados exercícios de alongamento, de coordenação e equilíbrio, e de fortalecimento muscular. Pilates, caminhadas ou hidroginástica precisam ser feitos com supervisão do fisioterapeuta, com os devidos cuidados. Quando são feitas de modo correto, apresentam resultados significativos para o paciente.

É difícil delimitar o tempo do tratamento de fisioterapia, pois isso depende do quadro e estado do paciente em questão. As sessões podem ser diminuídas, mas é necessário que o paciente continue a praticar regularmente os exercícios orientados pelo fisioterapeuta em sua residência.

A fisioterapia sozinha pode até funcionar, mas, em conjunto com uma alimentação saudável, terá resultados mais significativos e mais rápidos. Manter uma alimentação saudável, com ingestão de vitamina D e cálcio, será algo importante para o tratamento, e no decorrer da vida do indivíduo. Assim como o consumo dos medicamentos prescritos pelo médico.

Ações preventivas

As medidas para prevenir a osteoporose podem ser tomadas desde a infância, intensificando-se na adolescência, momento no qual os ossos estão se formando, garantindo, assim, uma massa óssea maior. 90% do esqueleto humano fica totalmente pronto até os 20 anos de idade. Colocar essas recomendações em prática, é essencial para evitar a osteoporose:

  • Manter a prática regular de atividades físicas;
  • Procurar manter o seu peso ideal;
  • Ter uma alimentação saudável;
  • Consumir alimentos com cálcio e vitamina D;
  • Evitar bebidas alcoólicas e consumo de tabaco;
  • Tomar sol com mais frequência, em horários adequados.

A osteoporose é uma condição, na maioria dos casos, relacionada com o envelhecimento. É importante ressaltar que ela pode se manifestar com mais frequência nas mulheres após os 45 anos de idade, mas não deixa de atingir também o sexo masculino.

Buscar formas de se prevenir, é importante, mas, caso essa condição já faça parte da sua vida, é fundamental buscar um tratamento adequado, como a fisioterapia, para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar.

Encontre uma clínica que ofereça tratamento fisioterapêutico

É fundamental procurar orientação profissional para começar e manter um tratamento de fisioterapia para osteoporose. Com o auxílio desses profissionais, é possível ter um tratamento eficaz e que dê resultados. A fisioterapia para coluna é uma área da saúde que envolve muitos estudos e demanda profissionais qualificados.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que conta com uma equipe de profissionais especializados em tratamentos que proporcionam aos seus pacientes qualidade de vida e bem-estar, isso tudo de forma personalizada para cada indivíduo.

Veja mais: Fisioterapia Chácara Santo Antônio | Drenagem Linfática Abdominal | Clínica de Fisioterapia na Zonal Leste