É comum que, no começo de um novo ano, as pessoas comecem a estabelecer novos hábitos, e o mais comum deles é a mudança na alimentação e a prática de atividades físicas. Mas a mudança não é simples e demanda cuidado e acompanhamento profissional para que gere os resultados almejados.

Por isso, antes de iniciar qualquer atividade física, procure um médico e se informe sobre a melhor maneira de praticar o exercício. Depois disso, é preciso adequar a atividade física ou o aparelho da academia para a realidade da pessoa, sempre respeitando os limites do corpo, ou seja, sem exageros. No início, é sempre importante começar devagar, para que os exercícios gerem bons resultados, e não danos ao corpo.

O correto é fazer os exercícios duas vezes na semana, durante cerca de 40 minutos a 1 hora, no início. É preciso respeitar o tempo de adaptação do corpo à nova rotina. Depois que o corpo se adaptar, os exercícios podem se intensificar, mas nada exagerado. Lembrando que é preciso mudar também os hábitos alimentares, para que o resultado aconteça, assim como ter boas horas de descanso.

Cuidados importantes para quem pratica atividades físicas



Use tênis adequados durante as atividades físicas

Parece algo simples, mas muitas pessoas acabam não tomando esse cuidado. É necessário usar tênis apropriados para praticar exercícios. Use tênis com amortecedores, para que, ao fazer os exercícios, o impacto não cause lesões. Se possível, sempre experimente o calçado antes de comprar.

Faça alongamentos antes e depois da atividade física

É muito importante realizar alongamentos para que o músculo receba bem os exercícios, mas também é necessário fazer os alongamentos depois de praticar o exercício. Isso evitará lesões nos músculos, estiramentos e desgaste do corpo.

Priorize a variedade de exercícios

É importante variar os exercícios, dessa maneira, a pessoa evitar forçar os mesmos membros e músculos, evitando possíveis lesões e microfraturas.

Respeite os limites do seu corpo

Se sentiu alguma dor, pare e não force mais a região dolorida. Faça um alongamento ao sentir um desconforto. Caso não resolva, procure a ajuda de um profissional para saber como solucionar o problema.

Beba bastante água

É um cuidado básico, mas que precisa ser reforçado, pois muitas pessoas não possuem o hábito de consumir uma quantidade de água que o corpo precisa. O consumo de água é importante para se manter hidratado e manter os nutrientes na corrente sanguínea.

Priorize o acompanhamento de um profissional ao realizar atividades físicas

Mudança de hábitos é sempre algo que demanda tempo, e com relação à prática de exercícios físicos, é importante respeitar o limite do corpo e não forçar demais os músculos, evitando, assim, lesões. Mas, se acontecer alguma lesão, é necessário buscar ajuda de um profissional, como um fisioterapeuta, caso a lesão seja séria.

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