O ano de 2020 começou e com ele nasce também o desejo de começar novos projetos e estabelecer metas pessoais. É tempo de cumprir as resoluções de ano novo. As pessoas aproveitam o começo de ano para inserir uma rotina mais saudável em suas vidas, deixando de lado o sedentarismo.

A busca por atividades físicas aumenta no início do ano. Realizar exercícios físicos regularmente ajuda a diminuir o estresse e traz diversos benefícios para a saúde. O ciclismo é um excelente esporte para quem deseja mudar de vida e começar o ano mais ativo. Entretanto, se pretende começar a pedalar, é preciso se proteger para evitar problemas com a prática desse esporte.

Para ajudar, seguem alguns cuidados que vão auxiliar o atleta iniciante a ter uma boa experiência com o ciclismo.

Conte com o auxílio de equipamentos adequados

Toda prática de exercício físico oferece um risco se feito de forma inadequada, por isso, é importante se preocupar com os equipamentos de segurança. Antes de começar a pedalar, é preciso comprar um capacete adequado. Pesquise por um modelo de qualidade e com boa ventilação. Outro acessório fundamental são os óculos. Eles vão proteger a visão do excesso de luminosidade e da poeira.

Busque roupas próprias para a prática de ciclismo

Outro item muito importante são as roupas utilizadas na prática do ciclismo. Optar por roupas adequadas oferecem vantagens à saúde do atleta, seja ele iniciante ou veterano. Os tecidos da roupa precisam ser leves e confortáveis. Opte por uma bermuda com um tecido macio que não vá incomodar durante o percurso.

A camiseta também precisa ser confortável e com uma boa ventilação. Evite roupas escuras e com tecido mais pesado. Isso pode prejudicar o seu exercício.

Foco na alimentação

Para realizar qualquer tipo de exercício, é fundamental estabelecer um cuidado especial com a alimentação. A prática do ciclismo é uma atividade que proporciona um gasto calórico muito alto, por isso, é importante optar por alimentos ricos em carboidratos.

Evite consumir alimentos muito pesados antes de pedalar. Uma sugestão é se alimentar com comidas leves, como frutas e sucos.

Procure se hidratar durante a atividade física

Durante a pedalada é muito importante que o ciclista beba bastante água. A prática de ciclismo faz com que o atleta soe muito e, com isso, elimine muita água. Quando isso acontece, o organismo vai ficando desidratado e é preciso recuperar toda a água perdida no treino.

Procure um fisioterapeuta em caso de lesão

A prática de exercícios físicos traz benefícios para a saúde, além de ser divertido e prazeroso. O ciclismo é um esporte que proporciona relaxamento e traz uma sensação de liberdade ao atleta. Entretanto, a prática inadequada de qualquer atividade física pode provocar lesões. Por isso, é importante contar com profissionais em fisioterapia para o acompanhamento do atleta.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia no Itaim Bibi que conta com os melhores profissionais na prevenção ou tratamento de lesões provocadas por atividades físicas realizadas de forma inadequada. Entre em contato com a clínica e saiba mais.