Devido à implementação do home office durante a pandemia, muitos colaboradores têm sofrido com dores nas costas e articulações, geralmente causadas pela postura incorreta em frente ao computador. Para solucionar esse problema, muitos indivíduos têm buscado por maneiras de se otimizar o ambiente de trabalho ou por práticas de atividades físicas para manter a saúde em dia.

Como solução, boa parte dos brasileiros optam por tratamentos e acompanhamentos especializados, como em uma clínica de fisioterapia, que oferece os aparatos necessários para tratar problemas na coluna, entre outras adversidades no corpo.

Neste artigo, iremos abordar alguns tópicos com o objetivo de melhorar sua postura, bem como advertir sobre os riscos que um postura incorreta pode ocasionar no futuro. Já se perguntou qual a postura correta para se trabalhar em frente ao computador? Continue por aqui para saber mais.

Como manter a postura adequada no home office

Tendo em vista que as condições de trabalho em casa não são tão favoráveis quanto no escritório, a atenção sobre a postura correta durante o expediente deve ser redobrada. Portanto, ao passar horas na mesa do computador, o indivíduo deve manter uma posição adequada, evitando dores, lesões ou, até mesmo, problemas mais graves na coluna.

Uma das principais dicas para se manter a disciplina quanto ao posicionamento correto durante o trabalho é verificar se os dois pés estão firmes no chão ao sentar-se na cadeira. Além disso, é fundamental que sua coluna esteja encostada totalmente no assento, enquanto os joelhos devem estar posicionados em um ângulo de 90 graus.

Em seguida, é necessário ajustar a elevação da cadeira, com base na altura da tela do computador, para que os olhos alcancem-a, sem que precise levantar ou abaixar o pescoço. A posição neutra ou reta dos cotovelos e pulsos ao digitar também é importante, pois evita que os membros sejam forçados e fiquem doloridos.

Atenção à ergonomia no ambiente de trabalho

Não só no ambiente corporativo, mas também em casa, a ergonomia é fundamental. Isso significa que, além dos bons hábitos quanto à postura correta, os equipamentos de trabalho devem ser ajustados de acordo com sua necessidade. Desse modo, é ideal contar com mesas e cadeiras confortáveis e corretamente ajustadas a fim de otimizar a experiência de trabalho, ainda que remoto.

Além disso, estabelecer pausas durante o expediente é imprescindível, já que estimulam o corpo e a mente, bem como ajudam na implementação da postura adequada, sendo realizadas a cada hora, por 5 a 10 minutos. A prática de alongamentos também auxilia na prevenção de dores no pescoço, braços, pernas, mãos e coluna, e deve ser realizada durante ou após as pausas no expediente.

Riscos de uma má postura para a coluna

Além de todo desconforto causado pela má postura, destacam-se as doenças de coluna mais comuns causadas ou pioradas por ela, como artrose, hérnia de disco e lombalgia, que afetam adultos e idosos na maioria dos casos. Portanto, ao identificar sinais de alterações na coluna vertebral, principalmente nas regiões da lombar e cervical, deve-se buscar assistência especializada com urgência, como em uma clínica de fisioterapia em SP.

A SM Care atua no cuidado e tratamento de diversas doenças, como dores nas articulações e consequências da má postura, oferecendo recursos terapêuticos como RPG, pilates, acupuntura e muitos outros. Nossa clínica de fisioterapia em SP tem como especialidade a reabilitação de pacientes de todas as idades, trabalhando com excelência técnica e profissionais altamente capacitados.