Hoje em dia é quase impossível não fazer uso de computadores ou notebooks no ambiente de trabalho. Entretanto, passar o dia inteiro trabalhando em frente a um computador sem sequer parar um pouco para se alongar pode prejudicar a sua saúde.

Permanecer sentado na cadeira do escritório por um longo tempo pode provocar dores na lombar. Além disso, ficar em frente ao computador pode causar problemas na visão, como cansaço nos olhos, fortes dores de cabeça e sensibilidade à luz.

É importante prestar atenção na postura e monitorar o tempo que se passa em frente ao computador. Para diminuir os riscos do uso regular de computadores, é preciso implementar algumas pequenas mudanças na rotina. A seguir, vamos lhe mostrar como a inclusão de algumas medidas no seu dia a dia vão te ajudar a melhorar a sua postura no trabalho e, com isso, aumentar a sua produtividade.

Movimente o corpo durante o trabalho

Passar quase 8 horas por dia sentado na mesma posição em frente a uma tela de computador pode prejudicar sua coluna. Reserve um tempo para realizar ginástica laboral.

Trata-se da práticas de exercícios físicos realizados dentro da própria empresa e com o objetivo de aliviar o desconforto de atividades repetitivas. Tem duração de, em média, 15 minutos. O trabalhador vai se alongar ou executar outros tipos de exercícios que evitarão problemas de saúde decorrentes da falta de movimentação. Evitar ficar parado por muito tempo vai ajudar a melhorar os seus resultados no trabalho.

Siga as normas técnicas de segurança no ambiente de trabalho

Alguns instrumentos podem ajudar a proteger o seu corpo no trabalho. Muitos funcionários usam o teclado do computador, mouse e cadeira sem os apoiadores que vão proteger sua postura e garantir a qualidade do trabalho.

As empresas devem oferecer essas materiais aos seus funcionários. Os apoiadores seguem as normas técnicas e proporcionam conforto, mais segurança no trabalho e vão auxiliar o funcionário a desemprenhar a sua função de forma mais eficiente e confortável.

Os apoiadores, além de prevenirem lesões, são feitos de um material especial, mais macio. Os produtos têm um ótimo custo-benefício, pois são resistentes e podem ser usados por muitos anos.

Procure ajuda de um fisioterapeuta para recuperar sua postura

Passar muito tempo sentado e em frente a um computador é a rotina de quase todos os trabalhadores brasileiros. Essa prática pode ser muito prejudicial à saúde. É preciso reservar um tempo todo dia no trabalho para se levantar um pouco e se alongar, além de não abrir mão de equipamentos de segurança que vão te ajudar a se proteger de lesões.

Se você já está com dores no corpo causadas pela má postura, é aconselhável procurar um profissional que vai te ajudar a recuperar os seus músculos.  

A SM Care uma clínica de fisioterapia que oferece tratamento para postura, como RPG e Pilates. Na SM Care, os fisioterapeutas vão ajudar na recuperação muscular e no tratamento de lesões causados pelos maus hábitos no trabalho. Entre imediatamente em contato com a melhor clínica de fisioterapia do Itaim Bibi.