O Brasil é conhecido como o país do futebol. O esporte é o mais popular por aqui. Além de acompanhar os jogos nos estádios, TV e rádio, os brasileiros também gostam de jogar bola. É muito comum a prática do esporte de forma amadora (futebol de várzea) ou, simplesmente, por grupos de amigos que se reúnem no final de semana para se divertir.  

Entretanto, é preciso cuidado, uma vez que a prática desse tipo de atividade esportiva exige muito dos músculos. As lesões são muito comuns, tanto no futebol profissional quanto no amador. Elas ocorrem, na maioria das vezes, por conta de movimentos que são realizados de maneira errada.

A seguir, confira as principais lesões que acometem os atletas de várzea devido à falta de preparação física. 

Fratura de tíbia

O futebol é um esporte de contato e, consequentemente, o impacto causado pelo contato pode gerar algum tipo de choque ou queda. A fratura de tíbia é uma lesão muito frequente entre atletas amadores (e profissionais também).

A tíbia é um osso da perna e sua fratura gera muita dor, surgimento de um edema, dificuldades para se locomover e instabilidade. É preciso buscar ajuda de uma profissional que auxilie na recuperação, como um fisioterapeuta, por exemplo.

Fratura do quinto metatarso

Outra lesão muito frequente é a do quinto metatarso. Trata-se da fratura de um osso que fica localizado próximo ao dedo do pé. Muito comum entre os atletas, a fratura do quinto metatarso ocorre devido a uma tração do tendão que acontece por conta de uma pisada incorreta.

Os sintomas são fortes dores no local, edema e dificuldades em realizar movimentos com o pé. É muito importante que o tratamento seja feito de maneira correta para que o atleta possa volta a realizar suas atividades normais o quanto antes possível.

Lesão de ligamento

Por último, uma lesão que também afeta muitos atletas de final de semana, sendo muito perigosa, é a de ligamento. São as mais comuns e estão relacionadas ao joelho. Geralmente, é causada quando o atleta realiza uma mudança rápida de movimento com a perna ou paradas repentinas.

Muitos atletas brasileiros já sofrem com essa lesão e a fisioterapia foi a grande aliada ao tratamento e recuperação do joelho. Quando ocorre a lesão de ligamento, o atleta sente fortes dores na região e dificuldades para realizar os movimentos na articulação do joelho.

A SM Care oferece o melhor tratamento em casos de lesão provocadas pelo futebol

O futebol é uma paixão nacional, mas a sua prática, de maneira perigosa, pode gerar lesões graves. Nesse caso, é preciso buscar por profissionais qualificados, que vão ajudar na recuperação e tratamento da lesão.

Em casos de lesão em qualquer parte do corpo provocada pelo futebol, o atleta deve procurar imediatamente por ajuda médica, que vai oferecer o tratamento adequado, com o acompanhamento de um fisioterapeuta para esportistas.

A SM Care é a melhor clínica de fisioterapia no Itaim Bibi. A empresa tem a missão de realizar serviços de reabilitação de lesões com excelência. Para saber mais sobre as especialidades da clínica, entre em contato e tire todas as suas dúvidas.