Entenda a importância de realizar alongamentos durante o trabalho e como eles podem reduzir as dores no corpo de quem passa a maioria do tempo em uma mesma posição.

O alongamento é, basicamente, um exercício direcionado à flexibilidade dos músculos do corpo. Ao realizá-lo, a pessoa estica uma boa parte das fibras musculares, proporcionando maior amplitude dos movimentos, além de melhorar o desempenho de outras atividades físicas. 

É comum que as pessoas que trabalham em uma mesma posição por várias horas sintam dores nos ombros, pulsos, lombar e coluna. Os colaboradores que desempenham suas funções sentados em frente ao computador ou mesmo em pé, de forma repetir os mesmos movimentos por várias vezes, acabam por adquirir alguns problemas de saúde. 

A importância de fazer alongamentos no local de trabalho 

É muito importante dedicar certo tempo a diferentes atividades, sejam elas de movimentação, sejam elas um momento ocioso de pausa. Desde que exista equilíbrio, o corpo irá agradecer.  Pensando nisso, o alongamento funciona como um complemento das atividades que demandam mais esforços. Os alongamentos podem ser realizados nos momentos que o corpo fica parado, como, por exemplo, durante o trabalho. 

Tratam-se de exercícios imprescindíveis para os trabalhadores que passam o dia todo sentados ou em pé, sendo o mais correto realizar as atividades de maneira frequente para que os benefícios sejam aparentes e reais. 

Os alongamentos, por si só, já oferecem melhora para muitas funções do organismo, como a ativação da circulação sanguínea. Quando juntamos o alongamento com outras atividades físicas no dia a dia, os benefícios são ainda maiores.

Alguns benefícios de se fazer alongamentos: 

  • Diminui a ansiedade;
  • Melhora a postura; 
  • Aumenta a flexibilidade do corpo; 
  • Reduz o estresse gerado no ambiente de trabalho; 
  • Diminui a tensão, aliviando as dores musculares; 
  • Melhora a respiração; 
  • Traz sensação de bem-estar. 

Ideias de alongamentos para serem feitos no ambiente de trabalho 

Braços, ombros e pulsos: para alongar essas partes bastante afetadas pelo trabalho repetitivo, basta ficar sentado com as costas retas, colocar um braço para trás da cabeça, deixando o cotovelo para cima, e usar a outra mão para segurar o cotovelo por alguns segundos. Ainda sentado, apoie suas mãos sobre as pernas e gire seus ombros para frente e para trás. Para os pulsos, você pode esticar o braço, deixando a palma da mão virada para fora e os dedos para cima, puxando com a outra mão. 

Pernas e pés: se mantenha sentado e apoie o tornozelo de uma perna na coxa da outra perna, use uma das mãos para pressionar o joelho para baixo. Em seguida, sente-se bem no meio da cadeira, estique as pernas e apoie seu calcanhar no chão, deixando as pontas do pé para cima e depois para baixo. 

Pescoço: essa região é muito afetada pelo estresse diário e pela má postura adotada pela rotina de trabalho. Para realizar o alongamento, fique sentado e mantenhas suas costas apoiadas no encosto da cadeira. Deixe sua coluna reta e gire o pescoço de um lado para o outro, depois para baixo e para cima. 

É importante destacar que, caso as dores continuem mesmo adotando novos hábitos diários, como uma postura correta e a prática diária de alongamentos, o mais indicado é procurar um fisioterapeuta de confiança. 

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