A fisioterapia traumatológica pode ajudar no processo de tratamento e cura de inflamações específicas, contanto que seja aplicada por profissionais capacitados.

A inflamação é um processo desencadeado pelo próprio corpo, sendo uma resposta a corpos estranhos no organismo, como vírus e bactérias, ou a uma lesão presente em algum local específico.

Nessas situações, o sistema imunológico visa defender a região que apresenta problemas. A questão é que, nesse processo, as células acabam formando edemas e inchaços.

Principais tipos de inflamações

Os principais tipos de inflamações compreendem casos que devem ser tratados com médicos especialistas, e outros que podem receber auxílio de um profissional de fisioterapia. As principais inflamações no corpo podem ocorrer nos seguintes locais: garganta, ouvidos, gengivas, amígdalas, estômago, intestino, nariz, músculos, tendões (tendinite) e bursas (bursite).

Em todos os casos, a prescrição de anti-inflamatórios é bastante comum, porém existem formas mais saudáveis de lidar com determinadas inflamações, principalmente em músculos, ligamentos, tendões, nervos e ossos.

Mas, afinal, a fisioterapia pode ajudar a atenuar inflamações?

As técnicas utilizadas por profissionais de fisioterapia podem ajudar muito no tratamento e cura de processos inflamatórios. Algumas delas são: tens (neuroestimulação elétrica transcutânea), ultrassom, luz infravermelha, laser, ondas curtas, massagens, terapia fria e acupuntura.

Tendinites e lesões musculares

As principais causas das lesões musculares e inflamações do tendão estão ligadas ao uso exaustivo de determinadas partes do corpo e à forma como a pessoa realiza movimentos com o corpo.

Os melhores tratamentos visam a exercícios específicos, melhora da postura, além de sessões de fortalecimento dos músculos e de tendões para reduzir lesões e processos inflamatórios.

Bursites

As inflamações nas bursas são chamadas de bursites e ocorrem nas “bolsinhas” responsáveis por lubrificar as articulações. Como sofrem com atritos e compressões por estarem localizadas entre os ossos, as bursas podem inflamar e ficar consideravelmente doloridas.

Na fisioterapia, o profissional consegue reeducar os músculos para que a compressão das bursas diminua, e, consequentemente, as inflamações e dores diminuam também.

Nervos

Para casos de inflamações nos nervos, os fisioterapeutas conseguem encontrar a origem da lesão e tratar as causas, que geralmente começam na coluna.

É muito comum encontrar casos de inflamações dos nervos em locais como braços e pernas, em que o tratamento precisa começar na coluna cervical (nuca).

As dores no nervo ciático também são muito conhecidas e, apesar de causarem dor intensa nas pernas, começam pela região dos glúteos e irradiam pela coxa, sendo que o tratamento, geralmente, consiste em mobilizar a coluna lombar. O especialista pode aplicar métodos para estabilizar a coluna e evitar a sensibilidade causada nos nervos por compressões.

Entenda mais sobre as lesões

Fisioterapia traumatológica: saiba como tratar inflamações em clínica de fisioterapia em São Paulo

A fisioterapia traumatológica, além de encontrar a verdadeira causa das inflamações, possui técnicas adequadas para tratar os sintomas da inflamação, evitando que ela se irradie para outras partes do corpo, garantindo, assim, uma recuperação mais rápida ao paciente.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP que oferece serviços específicos para o tratamento de inflamações em nervos, músculos, tendões e ossos, diminuindo a dor e evitando que ela volte a aparecer.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a empresa.