Saiba o que é artrite, como identificar a doença, e qual o papel que uma clínica de fisioterapia tem no tratamento.

A fisioterapia é uma área da saúde que tem papel fundamental no tratamento da artrite, a fim de combater a dor e o incômodo causados pela doença.

É altamente recomendável que pacientes com artrite realizem sessões pelo menos 5 vezes por semana, de 45 minutos cada. O tratamento pode ajudar a:

  • Estimular e aumentar a força muscular;
  • Diminuir o incômodo e a dor;
  • Prevenir e combater as deformidades articulares;
  • Garantir a independência do paciente quanto a realização das atividades diárias;
  • Melhorar a amplitude de movimentos.

Mas, afinal, o que é a artrite?

A artrite nada mais é que uma inflamação presente nas articulações. Existe mais de um tipo de artrite, e o que define cada um é a causa da dor.

Sintomas

Os principais sintomas da artrite são: inchaço, dores nas articulações e rigidez. Existem outros sintomas secundários, tais como a redução na amplitude do movimento.

Geralmente os sintomas se intensificam pela manhã, por ser um período de redução dos movimentos e de circulação sanguínea reduzida.

Outros sinais que costumam aparecer são o cansaço recorrente e a perda de apetite (decorrente da atividade que o sistema imunológico precisa desenvolver devido à inflamação). Em alguns casos pode haver também febre baixa e anemia.

É importante salientar que sentir estalos nas articulações, porém sem a presença de dor, não pode ser considerado indício de artrite e tão pouco motivo de preocupação. O som costuma ser proveniente de tendões ou músculos que se movimentam, ou até mesmo de “bolhas de ar” no fluído sinovial.

Causas

Quando há uma redução na cartilagem das articulações, há também a diminuição da proteção contra a pressão e os choques sofridos durante movimentos diários. Esse processo dá início à atrite.

Entretanto, é importante salientar que todo corpo passa por um processo natural de redução do tecido cartilaginoso, como sinal do avanço da idade. Além disso, infecções e tensões exageradas também podem levar ao desgaste acelerado (além dos fatores hereditários).

fisioterapia na Vila Olímpia

Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento para artrite

O profissional de fisioterapia tem papel fundamental no tratamento da artrite, podendo aliviar consideravelmente a dor e combater os principais sintomas.

Para isso, ele deverá utilizar três métodos principais:

  • o calor, para ajudar a desinflamar os tecidos;
  • os exercícios, para ganho de amplitude;
  • e o fortalecimento da musculatura.

O calor ajuda a otimizar o metabolismo local, diminuir a dor, aumentar a circulação sanguínea, facilitar os movimentos e, assim, tratar a inflamação, permitindo a realização de exercícios com a área afetada.

O próximo passo, após aplicar calor, é investir em técnicas de aumento de amplitude e também para fortalecimento muscular da região afetada pela doença. O fisioterapeuta pode realizar sessões visando ao ganho de arco de movimento, mobilizações articulares e alongamentos.

Conte com os melhores profissionais da SM Care

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que conta com profissionais capacitados a atender e auxiliar pacientes que buscam tratamento para artrite e outros problemas que causam redução da mobilidade corporal.

Navegue pelo site e marque uma visita para conhecer a SM Care, e veja o que a fisioterapia pode fazer por você.

Confira também: fisioterapia para atm | Pilates no Itaim Bibi