Acompanhe como a fisioterapia pode auxiliar em casos de lesões decorrentes da prática de esportes. Veja também onde encontrar uma clínica de fisioterapia em SP.

Ainda que a atividade física traga diversos benefícios para a saúde, quando praticada de forma incorreta, pode trazer danos à saúde, além de lesões pelo corpo.

Nesse quesito, mesmo com tanta informação, muita gente ainda deixa de procurar por orientação profissional antes de iniciar um programa de treinamento, o que, geralmente, é a principal causa das lesões.

Diante desse cenário, a fisioterapia esportiva está ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Veja aqui como um profissional da área pode fazer toda a diferença durante a recuperação de lesões.

O que é a fisioterapia esportiva

O fisioterapeuta especialista em prática esportiva é um profissional que trabalha diretamente com atividades físicas, seja na preparação do treino ou na prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em academias, times ou clubes.

Esse ramo da fisioterapia está voltado à recuperação de atletas e de outras pessoas que praticam exercícios físicos com o intuito de prevenir e tratar lesões causadas pelo desgaste do tecido muscular e das articulações.

No caso dos atletas, a fisioterapia objetiva proporcionar o retorno à prática do esporte em um curto período de tempo.

Nesse quesito, quem pensa em iniciar uma rotina regular de atividades físicas, ou até mesmo quem já pratica esportes e quer se prevenir contra lesões, deve procurar por um fisioterapeuta de confiança.

Um bom profissional garante uma melhor preparação para competições, prevenção de lesões e tratamentos para a recuperação de possíveis lesões.

O papel da fisioterapia esportiva na recuperação de lesões

Uma das principais queixas nas clínicas de fisioterapia em São Paulo diz respeito às lesões causadas por sobrecarga durante a atividade física, o que pode levar a dores nas articulações, tendões, músculos e até mesmo nos ossos (em casos mais graves).

Pacientes com idade mais avançada também contam com uma tendência maior a sofrer lesões, principalmente aqueles que não se adequam a um programa de atividades de acordo com a idade. Geralmente, a fisioterapia é o tratamento mais indicado, junto ao uso de alguns medicamentos.

As duas principais causas de lesões que podemos citar são:

Erros na técnica:

Tanto um treino de musculação quanto um de esporte exigem movimentos específicos e algumas técnicas.

Ao praticar esses tipos de exercícios sem contar com a devida orientação de um profissional, as chances de realizar um movimento errado que ocasione lesões são altas.

Erros no treino:

São geralmente causados pelo excesso de atividades físicas, realizadas de forma muito rápida. Ocorre, principalmente, na fase em que a pessoa começa a frequentar a academia ou volta a treinar com muito entusiasmo.

Treinar rápido ou por muito tempo, além de abusar dos pesos, pode tencionar os músculos e causar lesões.

Veja alguns benefícios da fisioterapia para a saúde

Encontre uma clínica de fisioterapia em SP para tratar lesões

As lesões exigem diferentes tratamentos de acordo com cada caso, e a SM Care está preparada para atender seus pacientes de forma individual, considerando as particularidades de cada um.

Diante de um paciente lesionado, o fisioterapeuta deve compreender o histórico de tal lesão. É fundamental entender como tudo aconteceu e questionar o paciente sobre a intensidade da dor.

Navegue pelo site para saber mais sobre fisioterapia esportiva e veja também onde encontrar a Fisioterapia Vila Olímpia em SP.

Confira também: Fisioterapia reumatológica | Fisioterapia no pós-operatório de menisco