A gestação é um momento único na vida das mulheres, mas nem sempre pode ser um momento confortável para o corpo. Algumas complicações podem surgir ao longo dos meses, como a alteração dos hormônios e as mudanças físicas de forma rápida, que acabam causando dores e desequilíbrio, sem contar as emoções trabalhando intensamente. 

Antigamente, a gravidez era entendida como um período em que a mulher deveria diminuir suas tarefas e ficar em repouso pelo maior tempo possível. Atualmente, o pensamento é outro, a prática de exercícios físicos é recomendada para que a gestação ocorra de maneira mais saudável e sem mudanças drásticas no corpo. Essa prática facilita também a recuperação após o nascimento do bebê. 

As gestantes que já tinham o costume de praticar atividades físicas podem continuar com a prática, desde que seja devidamente adequada ao novo ciclo, que é o da gestação. Isso inclui reduzir o tempo do exercício, assim como adaptá-lo para cada fase da estação, evitando a sobrecarga. Caso não faça parte da rotina da gestante, é importante incluir, mas de maneira sutil, atividades leves, como a caminhada.

Conheça os benefícios do pilates durante o período de gestação


Melhora da respiração

É normal que, durante o período da gestação, de acordo com o avanço da gravidez, a gestante não tenha tanta facilidade para respirar. Esse fator acontece porque o bebê começa a crescer e, com isso, o volume do útero aumenta, fazendo com que os outros órgãos da cavidade abdominal sejam empurrados para a parte de cima. Com isso, o diafragma fica pressionado e o oxigênio começa a ter complicações para passar para os pulmões. No pilates, as gestantes praticam exercícios respiratórios enquanto estão fazendo atividades físicas. Ao praticar esses exercícios, a disponibilidade de oxigênio aumenta na corrente sanguínea, melhorando, dessa forma, o padrão de oxigenação tanto da mãe quanto do bebê. 

Dores na lombar são evitadas

Geralmente, as mudanças no corpo da mulher se iniciam a partir do segundo trimestre de gravidez. Isso se deve, principalmente, ao aumento de peso da barriga, que causa uma inclinação pélvica para frente. Nas mulheres em que o peso fica acima do que o corpo aguenta naquele momento, a postura acaba sendo prejudicada e, dessa forma, a musculatura das costas é sobrecarregada, causando as dores na lombar. Os exercícios de pilates proporcionam mais força aos músculos abdominais, resultando em mais resistência e melhor sustentação para a musculatura, o que diminui as dores nas costas e na parte pélvica. 

É proporcionado melhor condicionamento físico 

Ganhar peso durante a gestação é algo normal e inevitável. Os quilos ganhos, muitas vezes, acabam por comprometer o condicionamento físico, fazendo com que a mulher se movimente mais devagar e se sinta, por esse motivo, pesada. Com a prática de pilates, esses sintomas são minimizados, pois é trabalhado, principalmente, o fortalecimento da musculatura de sustentação do corpo, o que proporciona mais resistência e força física para a gestante. 

Diminuição do inchaço 

Assim como as demais atividades físicas, o pilates também ajuda a reduzir os inchaços, que são muito normais na gestação. Dessa forma, com a prática de exercícios, é reduzida significativamente a retenção de líquidos e a circulação sanguínea é otimizada. 

Preparação para o parto 

Grande parte dos exercícios realizados no pilates trabalham o grupo de músculos mais importantes ao longo da gestação e no momento do trabalho de parto: o assoalho pélvico. Essa parte do corpo é bem parecida com uma cama elástica, e fica no fundo da pelve óssea, também chamada de bacia, que se encontra no final da cavidade pélvica, onde está a bexiga, o reto, o útero e os intestinos. Por isso, é importante que essa estrutura esteja fortalecida para realizar os esforços necessários quando o bebê for chegar. 

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