Quem frequenta academia normalmente reclama de fortes dores musculares após o treino, principalmente os iniciantes. A dor pode começar a se manifestar a partir de oito horas após a realização da atividade física. Sentir dores nos músculos depois do treino é relativamente normal e até esperado. Isso acorre porque o nosso corpo precisa se recuperar das lesões que sofremos quando nos exercitamos.

Muitas pessoas recorrem ao uso de medicamentos na tentativa de amenizar as dores no corpo. Infelizmente, o desconforto causado pela prática regular de atividades físicas faz com que as pessoas se desestimulem e acabem abandonado a academia.

Entretanto, dores musculares não podem ser confundidas com lesões. Saber identificar e diferenciar os tipos de dores é importante para prevenir problemas maiores no corpo e buscar tratamento para os casos mais graves.

Neste artigo, vamos identificar os tipos de dores mais comuns após realização de atividade física e algumas dicas para minimizá-las.

Dores musculares

São as dores musculares que ocorrem após o treino. É comum sentir dores no corpo quando se inicia uma atividade física ou quando se aumenta a carga de exercícios. A dor é previsível e é um sinal de que os músculos do seu corpo estão em um processo de recuperação. As principais características de dores musculares são: fadiga, limitação dos movimentos do corpo, cansaço forte e limitador, além de uma certa rigidez muscular.

Lesões

Se as dores musculares persistirem após alguns dias ou forem mais intensas do que o normal pode ser sinal de que o seu corpo está com problemas. Se ao se exercitar você sente as dores sempre nas mesmas regiões ou percebe a presença de hematomas ou inchaços em determinadas partes do corpo pode ser que você esteja com uma lesão. É indicado que você suspensa imediatamente as atividades físicas e procure pela ajuda de especialistas. Eles poderão identificar as causas das dores e oferecer o melhor tratamento.

Principais dicas para minimizar as dores musculares após o treino

A seguir, algumas medidas que, se postas em prática, podem ajudar a lidar e evitar problemas musculares graves, como lesões.

Invista em atividades de recuperação

A recuperação pós-treino é fundamental. Invista em atividades mais leves após a realização de atividades físicas mais intensas. Faça alongamento não só antes, mas também depois do exercício. Ele aliviará as dores e reduzirá o impacto gerado pela atividade física.

Mantenha uma alimentação saudável

Preocupar-se com a alimentação após o treino também vai ajudar no processo de recuperação muscular. Procure comer algum alimento que seja rico em carboidrato depois do exercício. É importante repor a energia gasta.

Beba bastante água

Manter o corpo sempre hidratado é muito importante e vai ajudar a recuperar seu corpo para o próximo treino. Abuse da ingestão de água, antes e depois dos exercícios.

Em casos de lesões no corpo, procure a ajuda de profissionais

A prática de atividade física é muito importante para manter a saúde do corpo, mas pode provocar graves problemas musculares se não realizada adequadamente.

Neste caso, procurar a ajudar de profissionais é fundamental no tratamento e no processo de recuperação. A SM Care uma clínica de fisioterapia que atua tanto no cuidado com a terceira idade, como com postura, RPG e Pilates. Na SM Care, os fisioterapeutas vão ajudar na recuperação muscular e no tratamento de lesões. Entre em contato como a clínica de fisioterapia do Itaim Bibi. A SM Care te ajudará a melhorar sua qualidade de vida.