Existe diferença entre a drenagem linfática masculina e feminina? Descubra e veja onde marcar sessão em clínica de fisioterapia na Vila Olímpia.

Com o surgir de novas tecnologias, e graças à tendência comportamental que valoriza os cuidados pessoas e estético cada vez mais, hoje está muito fácil encontrar tratamento para cuidar do corpo e do rosto, inclusive para o público masculino.

O que é a drenagem linfática e quais seus principais benefícios

A drenagem linfática nada mais é que uma técnica que reúne uma série de manobras específicas com movimentos manuais de suave pressão e ritmo lento e constante, atuando de forma a estimular o sistema linfático superficial.

O intuito principal da drenagem é combater o excesso de líquidos presentes no espaço entre vasos linfáticos (interstício), que provavelmente está causando inchaço e, com isso, otimizar a velocidade do transporte da linfa.

A drenagem linfática manual também atua na eliminação de resíduos e toxinas, promovendo maior bem-estar ao corpo.

Drenagem linfática nos homens: principais semelhanças e diferenças em relação às mulheres

É sabido que as mulheres sofrem bastante com retenção de líquidos corporal, principalmente em determinadas regiões do corpo, tais como partes dos membros inferiores, além de braços, abdômen, face, e até mesmo dorso, independentemente da presença de alguma afecção.

As taxas hormonais são uma das principais diferenças entre homens e mulheres, e que eleva a condição de formação de edema/retenção de líquidos no corpo feminino.

Nas mulheres, a variação de hormônios, principalmente em determinados períodos do mês, é muito comum, e fica possível observar claramente a formação de edemas em algumas regiões corporais, que fazem da aplicação de drenagem linfática praticamente uma necessidade em alguns casos.

Entretanto, não são apenas os hormônios que ocasionam retenção de líquidos.

Também, é possível observar a formação de edemas/retenção líquida em homens que trabalham durante longos períodos em pé, que usam roupas apertadas (dificultando a circulação de líquidos), ou que passam muito tempo sentados.

É possível também encontrar casos específicos de homens com dificuldade de retorno venoso, o que deixa os membros inferiores mais suscetíveis a edemas (que costumam ser agravados pela rotina de trabalho), tendo que procurar auxílio profissional de fisioterapeuta especializado em drenagem linfática manual.

Outro quadro comum em que a drenagem linfática se faz necessária para homens se mostra após a realização de procedimentos cirúrgicos, estéticos ou reparadores, em que o uso da técnica ajuda na melhora do caso.

Importante salientar que para reabilitação, após procedimento cirúrgico, é preciso passar por avaliação para saber qual é a demanda corporal e tecidual de cada um, sendo que a drenagem linfática nem sempre é a única forma de tratamento que pode ser oferecida pela clínica de fisioterapia.

Em relação à frequência de sessões, é importante considerar as queixas do paciente para pontuar o melhor plano de tratamento, muitas vezes sendo administradas de uma a três vezes por semana, dependendo da urgência ou necessidade do caso.

Marque consulta em clínica de fisioterapia para tirar todas as suas dúvidas

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que está preparada para atender homens e mulheres que procuram utilizar técnicas de drenagem linfática ou outros tratamentos para otimizar a circulação e combater o acúmulo de líquidos no corpo.