Acompanhe as indicações e contraindicações da drenagem linfática e veja onde encontrar Clínica de Fisioterapia ATM.

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que envolve muitos benefícios, tais como ajudar na eliminação do excesso de líquidos do corpo, de toxinas, ajudar a combater a celulite, além de ser uma ótima aliada no processo de emagrecimento e, principalmente, para pacientes em estado pós-operatório.

Importante lembrar que para tirar total proveito da técnica, é preciso procurar por um profissional qualificado, em uma clínica de fisioterapia confiável.

Drenagem linfática: para o que é indicada

As sessões de drenagem linfática são recomendadas para: redução de linfedemas e edemas, lipoesclerose e fibro edema gelóide, cefaleias, insuficiência venosa crônica, nevralgias, mastalgia, edemas gestacionais, síndrome pré-menstrual, dores nas pernas e desconforto pélvico, fadiga, ansiedade, irritabilidade, rinites, sinusites, faringites, no pós-operatório, entre outros.

Drenagem linfática: quando não é indicada

As sessões de drenagem linfática não são recomendadas para os casos de: pessoas com tumores malignos, câncer, tuberculose, processos inflamatórios agudos e infecções, edemas decorrentes de insuficiências renais, cardíacas ou hepáticas não controladas, insuficiência cardíaca congestiva, trombose venosa profunda, hipertireoidismo, entre outros.

A drenagem linfática no pós-operatório: indicações

No pós-operatório, a drenagem linfática é indicada para aliviar dores, remover hematomas, remover fibroses, acelerar o processo de recuperação e de cicatrização.

O método também é considerado indispensável em casos de lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia, hidrolipoaspiração, rinoplastia, blefaroplastia, ritidoplastia, mastectomia parcial ou total e cirurgias para colocação de prótese de silicone.

Principais cuidados durante a sessão

A drenagem linfática, principalmente no pós operatório, deve ser realizada no corpo todo, para estimular a circulação linfática como um todo.

O fisioterapeuta que aplicar a técnica deverá ter muito cuidado na região da área operada, fazendo movimentos mais delicados e no intuito de tratar o processo inflamatório (e as doenças advindas).

Ao levar em consideração as informações citadas acima, é importante ressaltar que o profissional, que será responsável pela realização da técnica, deve ser qualificado e de confiança.

Ao procurar por uma clínica de fisioterapia para drenagem linfática, exija os diplomas, conheça o local pessoalmente (antes mesmo da cirurgia) e converse com o profissional que será o responsável pelas sessões.

Tais recomendações são importantes para evitar ou minimizar possíveis complicações futuras, já que, assim como outros tipos de massagem, a drenagem possui contraindicações.

Marque consulta em clínica de fisioterapia para saber mais sobre drenagem linfática

Como dito anteriormente, a drenagem linfática é uma técnica de massagem que visa a trabalhar o sistema linfático, estimulando e aumentando o desempenho da linfa até os gânglios linfáticos.

Esse tipo de massagem é principalmente indicado para combater o acúmulo de líquidos (e o consequente inchaço) em regiões como abdômen, coxas e bumbum, ou então seguindo as indicações do médico no caso de pacientes em estado pós-operatório.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia ATM que conta com profissionais especializados e equipamentos de última geração para aplicar sessões de drenagem linfática de forma segura e eficaz.

Clique aqui e navegue pelo site para obter maiores informações e marque uma visita.

Veja mais: Acupuntura Vila Olímpia | Travesseiro para Dor nas Costas | Pós Operatório Cirurgia Plástica