É raro encontrar alguém que nunca tenha sofrido uma lesão ou dores no joelho, principalmente os esportistas de plantão. Mesmo passando por algumas situações complicadas, como uma lesão, não significa que a pessoa deva abandonar de vez as atividades físicas.

Exercitar-se e ter joelhos saudáveis são coisas que podem ser conciliadas. E isso foi comprovado cientificamente. Logicamente, utilizando-se de algumas instruções, recomendações e tratamentos corretos.

Dentre os fatores que impulsionam e provocam lesões nessa região do corpo estão o condicionamento físico e a flexibilidade reduzida, segundo o ortopedista-chefe do Grupo de Joelho do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Atitudes importantes para prevenir lesões no joelho

  • Execução correta dos movimentos quando for praticar exercícios;
  • Fortalecimento muscular;
  • Calçado correto;
  • Evitar ir além do que realmente aguenta (durante a prática de atividades físicas);
  • Para quem pratica esportes de contato direto, procurar escapar de encontros perigosos com outros jogadores;
  • Não realizar movimentos de rotação do joelho, pois isso pode causar o rompimento do ligamento cruzado anteriormente.

Principais lesões no joelho

  1. Luxação patelar;
  2. Rompimento do ligamento cruzado posterior (LCP);
  3. Artrose;
  4. Condromalácia patelar;
  5. Lesão do menisco;
  6. Tendinite patelar;
  7. Síndrome do corredor;
  8. Luxação patelar.

É importante destacar que o acompanhamento profissional precisa ser prioridade em casos de lesão. O tratamento será conforme a gravidade do machucado do joelho, podendo ser rápido ou não. Quando o médico realizar a avaliação, será possível determinar a gravidade da lesão e mostrar quais são os procedimentos e tratamento mais adequados para a recuperação de determinada lesão, de acordo com um ortopedista do hospital Albert Einstein, de São Paulo.

Como a fisioterapia pode ajudar pessoas com dores no joelho?

São diversos tipos de exercícios terapêuticos utilizados na fisioterapia, como a mobilização passiva e ativa, exercícios isométricos, alongamentos, exercícios isotônicos e outros com o intuito de ajudar na eliminação das dores do joelho.

Já foram realizados muitos estudos que comprovaram a eficácia da inclusão dos exercícios terapêuticos na rotina de pessoas com lesões.

Exercícios como o de fortalecimento muscular, feitos durante a sessão de fisioterapia, são importantes, pois revertem a atual situação de fraqueza do músculo, que pode, muitas vezes, causar incapacidade do paciente, se não tratado da forma correta.

Quanto aos exercícios de manutenção e aumento da mobilidade articular, possuem importância também, especialmente para os pacientes com osteoartrose. Isso porque a perda de amplitude dos movimentos acaba causando um encurtamento do membro, contratura muscular e estruturas capsulares, o que pode complicar a funcionalidade.

De maneira resumida, podemos afirmar que a fisioterapia é o recurso mais eficaz para o processo de reabilitação das lesões causadas no joelho, pois é a melhor escolha de tratamento conservador.

Faça seu tratamento em uma clínica de fisioterapia de confiança e realize atividades físicas sem medo

É importante, sempre que acontecer uma lesão, buscar profissionais de confiança para um diagnóstico correto, assim como um tratamento adequado. Por isso, é fundamental se atentar na hora da escolha de uma clínica, que seja especializada e de renome, como a SM Care.   

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP, localizada no bairro da Vila Olímpia que conta com uma equipe de profissionais especializados em tratamentos que proporcionam aos seus pacientes qualidade de vida e bem-estar, isso tudo de forma personalizada.

Navegue pelo site da SM Care e esteja sempre atualizado sobre os melhores tratamentos para a sua saúde.