As dores e lesões no joelho acometem milhares de pessoas e influenciam negativamente na qualidade de vida desses pacientes. Saiba quais as condições mais comuns e como uma clínica de fisioterapia em SP pode ajudar.

O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo, fazendo a ponte entre o fêmur, a patela e a tíbia. Todas as estruturas em questão são interligadas por tendões musculares e ligamentos.

Se trata de uma das áreas do corpo mais suscetíveis a dores, já que é bastante exigido e pode sofrer lesões diretas e indiretas. Confira mais detalhes a seguir,

Lesões no joelho: tipos

Tendinites

Os tendões funcionam como cordas, tendo como principal função a de ligar articulações a músculos e ossos.

Quando os tendões inflamam, o que pode acontecer em diversas situações, ocorre dor intensa e contínua.

A tendinite na parte interna do joelho (que também é popularmente chamada de pata de ganso) pode ocorrer por excesso de exercícios físicos ou situações que exigem muito dessa articulação. A tendinite patelar, por sua vez, costuma se manifestar em pessoas que realizam saltos repetitivamente, sendo chamada, por isso, de joelho de saltador.

Síndrome do Corredor

Se trata de uma inflamação que ocorre na banda iliotibial, parte lateral da coxa, e decorre da flexo-extensão excessiva do joelho, causando atrito ou aumento da tensão na região.

Dessa situação surgem vários sintomas, tais como sensação de queimação na região lateral do fêmur, dor e hipersensibilidade.

Existem alguns fatores que podem desencadear o aparecimento da síndrome, como encurtamentos musculares, sobrecarga provocada por competições e treinamentos, além de calçados inadequados.

Artrite reumatoide

Se trata de uma doença autoimune em que o próprio corpo ataca os tecidos. A condição afeta as articulações de joelhos, mãos e pés. Os principais sintomas são dor e inchaço. Pode ocorrer em qualquer fase da vida, porém as mulheres costumam ser as mais atingidas.

Artrose ou artrite degenerativa

A artrose afeta diretamente na cartilagem e nos tecidos do joelho. A doença causa bastante dor, perda da mobilidade e rigidez.

Lesão no menisco

O menisco se localiza na região central do joelho, entre a tíbia e o fêmur. É a estrutura responsável por absorver os impactos que atingem os joelhos, assim como diferentes situações que podem gerar lesões.

Os principais sintomas desse tipo de lesão envolvem dores nas laterais dos joelhos, além de seu bloqueio, causado pelo deslocamento do menisco. Este sintoma, em específico, é identificado pela presença de estalos e travamento em posições específicas.

Apenas fisioterapeutas especializados podem auxiliar no tratamento de lesões

O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano e está suscetível a diversas formas de lesão. Além do médico ortopedista, os fisioterapeutas são os profissionais mais capacitados para auxiliar no combate e tratamento de dores e lesões da região.

Para tal, é preciso procurar profissionais aptos e de confiança.

Encontre uma clínica de fisioterapia

As técnicas e tratamentos fisioterápicos devem ser realizados por profissionais capacitados de uma clínica de fisioterapia confiável e de renome, como a SM Care.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em SP que conta com os melhores profissionais e equipamentos de última geração para o melhor atendimento de pacientes que buscam tratamento para dores e lesões do joelho.

Veja mais: Fisioterapia respiratória em bebê | Fisioterapia para coluna | Acupuntura Vila Olímpia