Confira dicas que podem ser usadas no dia a dia para combater as dores nas costas. Veja também a importância de procurar por uma clínica de fisioterapia para ter mais qualidade de vida.

Seja por conta do trabalho ou dos estudos, nossa rotina, muitas vezes, disponibiliza poucas horas de sono ao mesmo tempo em que exige muito esforço físico por parte da coluna, o que gera as temidas dores nas costas.

Nesse quesito, seja na sala de aula, no escritório, ou durante os afazeres domésticos, é possível utilizar algumas dicas para amenizar os efeitos negativos que a rotina e a velhice podem trazer.

Antes mesmo de partir para as dicas em si, é importante ressaltar que tratam-se de métodos preventivos, ou atenuantes para casos de lesões, mas, de qualquer forma, é preciso procurar por uma clínica de fisioterapia para saber qual o melhor tratamento para cada tipo de dor.

Dicas para aliviar dores nas costas

 

Postura correta (em pé ou sentado)

Essa, com certeza, é a principal dica, pois faz toda a diferença para prevenir e tratar dores e lesões. Não é à toa que desde cedo ouvimos sobre a importância de manter a postura correta, tanto em pé quanto sentado.

Os ambientes de trabalho, muitas vezes, são desconfortáveis para a coluna, podendo levar uma pessoa a ter que se curvar durante muito tempo, ou sobrecarregar os ombros, o que pode acontecer facilmente durante as atividades rotineiras.

Para adaptar-se melhor aos afazeres do trabalho, e evitar futuras dores nas costas, é preciso, antes de mais nada, sentar-se com os pés planos no chão.

Ainda, é importante lembrar que, para aqueles que permanecem sentados em frente ao computador por muito tempo, o correto é manter o monitor na altura da linha dos olhos, e o teclado e o mouse a uma distância que não chegue a forçar os ombros.

É sempre bom também realizar alguns intervalos para sair da posição por alguns minutos.

Já para aqueles que costumam ficar em pé por bastante tempo, é crucial que mantenham sua coluna ereta durante o tempo todo. É preciso observar o posicionamento dos ombros, para baixo e para trás, e também da cabeça, que deve permanecer sempre nivelada.

Pode ser um pouco chato e até desconfortável no começo, já que as costas ainda não estão habituadas à postura correta, mas acredite, isso fará toda a diferença a longo prazo.

Relaxamento

Experimente deitar-se de lado ou ficar sentado de forma que as costas permaneçam totalmente apoiadas em uma cadeira por alguns minutos. Evite sempre ficar muito tempo na mesma posição, seja sentado, deitado ou em pé.

Ao ficar em uma posição mais confortável, a pessoa consegue respirar melhor e as fibras musculares se soltam, ajudando a aliviar a dor nas costas.

Automassagem

A massagem para dores nas costas começa durante o banho. Deixar que o jato de água morna caia bem em cima da região onde se localiza a dor nas costas exerce uma pressão que já pode ser considerada uma massagem por si só.

Nesse momento, é possível também realizar uma automassagem com as próprias mãos e um pouco de sabonete ou de óleo nas costas.

Uma opção ainda melhor é receber a massagem de um profissional para ter certeza de que está sendo feita de forma correta para aliviar a dor.

Alongamento

Alongar as costas, principalmente antes de praticar exercícios físicos, é fundamental para manter-se longe de dores e lesões.

Confira outros tratamentos

Encontre uma clínica de fisioterapia e livre-se das dores nas costas

A principal dica para tratar as dores nas costas é procurar por profissionais capacitados em clínicas de fisioterapia confiáveis.

A SM Care é uma clínica que conta com aparelhos de última geração e fisioterapeutas prontos para atender cada caso individualmente.

Navegue pelo site para conhecer melhor a clínica de fisioterapia e saiba como exterminar a dor nas costas.