Veja como ter uma postura melhor com dicas práticas e qual o melhor tratamento para correção de postura com fisioterapia na Vila Olímpia.

Ter uma postura correta é o passo mais importante para evitar dores nas costas, afinal, esse tipo de dor é um dos mais comuns, além de levar milhares de pessoas aos consultórios médicos todos os anos.

Ainda que tenha causas diversas, todos sabemos que, na maior parte dos casos, a dor nas costas se desenvolve durante o dia a dia devido a algumas práticas incorretas, tal como a postura.

A relação entre postura incorreta e dor nas costas

Atividades muito repetitivas que estão presentes na rotina, seja no trabalho ou em casa, como permanecer muito tempo sentado, ficar horas na frente do computador, e manusear ou levantar pesos, são todas ações que causam tensão e rigidez muscular.

Outros hábitos comuns que podem prejudicar a postura são: sentar de pernas cruzadas, levantar objetos pesados tensionando as costas, e usar bolsas ou mochilas muito pesadas, sendo um agravante apoiá-las em apenas um ombro.

Geralmente, tais hábitos ocasionam problemas na coluna (e consequente dor nas costas), como hérnia de disco ou mesmo corcunda na região da cervical, sendo resultado de anos e anos de mau comportamento postural.

Nesse sentido, a melhor solução, na verdade, é evitar posturas incorretas desde cedo.

Dicas práticas para conquistar uma postura melhor

  1. É crucial saber que a coluna possui curvaturas naturais, por esse motivo não é recomendável forçar uma postura extremamente reta, ao contrário do que muitos pensam;
  2. Contrair o abdômen (como se estivesse segurando a vontade de urinar) melhora a postura automaticamente;
  3. Levar na bolsa ou na mochila apenas o que for essencial;
  4. Escolher mochilas com alças mais grossas e largura que não ultrapassem o tamanho dos seus ombros;
  5. Ainda que já tenha uma postura boa, é importante trocar de posição ao longo do dia para não sobrecarregar a coluna;
  6. Não existe postura correta para ficar muito tempo no computador ou celular, por isso o mais indicado é não abusar desses eletrônicos;
  7. Deixar a tela do computador na altura dos olhos;
  8. Enquanto sentado, tente permanecer apoiado sobre os ossinhos do bumbum e encoste as costas por completo na cadeira;
  9. Quem trabalha sentado deve se levantar para uma pausa de 15 minutos a cada uma hora;
  10. Independentemente do nível de dor nas costas, é fundamental realizar exercícios de fortalecimento dos músculos.

Encontre tratamento para postura na Vila Olímpia

Em todos os casos, a fisioterapia é capaz de indicar o melhor tratamento de auxílio na diminuição da dor e do incômodo causado pelo cansaço muscular. Além disso, pode ser uma ótima ferramenta para realinhar as estruturas ósseas e reduzir males como hiperlordose ou hipercifose, por exemplo.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que conta com time especializado em dores na coluna, pronto para atender o quanto antes, e de forma individualizada, pacientes que sofrem desse mal.

Navegue pelo site para acompanhar todas as matérias sobre dor nas costas e marque uma avaliação na SM Care.

Veja mais: RPG Coluna preço | Fisioterapia Ibirapuera | Clinica Fisioterapia SP