Confira os principais tipos de tratamentos fisioterápicos para dores na coluna. Veja também onde encontrar clínica de fisioterapia com qualidade e segurança.

Seja por conta de má postura ou até por problemas congênitos, as dores de coluna são destaque no ranking de reclamações nos consultórios. Independentemente da origem da dor, é muito importante ficar atento a qualquer sinal de incômodo, e procurar por um profissional especializado no assunto.

A escolha entre os tratamentos fisioterápicos se dá por meio do diagnóstico cinesiofuncional para, dessa forma, encontrar o verdadeiro motivo da dor, seja ela neural, muscular ou articular. Além disso, o fisioterapeuta também usa o conceito de estabilização segmentar vertebral para treinar e gerar o “endurance” (ampliação da resistência muscular) para a musculatura profunda da coluna, e dessa forma traçar a melhor maneira de tratamento: Pilates, RPG ou RCV.

Principais tipos de tratamentos

 

Pilates

A fisioterapia considera o pilates como sendo uma técnica que consiste em tratamento e fortalecimento, que estimula os músculos e o alongamento do corpo, assim como proporciona uma postura mais adequada e o alinhamento articular através da exercitação da musculatura estabilizadora.

Os movimentos realizados pelo pilates são indicados como uma forma de auxiliar no tratamento da coluna, nos quais o fisioterapeuta utiliza aparelhos para impulsionar o ganho de força muscular, o alongamento e a resistência da musculatura global da coluna, que tem como função promover a estabilização e uma boa postura, além de ampliar o condicionamento físico e força sem causar lesão.

Encontre: Pilates na Zona Sul de SP

Reeducação Postural Global (RPG)

A Reeducação Postural Global (RPG), por sua vez, é um tratamento individual, no qual o profissional utiliza os conceitos de cadeia muscular e se utiliza de técnicas e exercícios com o intuito de melhorar a postura e, consequentemente, a dor do paciente.

Trabalha a globalidade do corpo, ou seja, trata as dores e melhora a postura por meio de sessões que abarcam todas as articulações e a maioria dos músculos, ou seja, promove uma reeducação postural.

É recomendado para pessoas que apresentam casos de hiperlordose, hipercifose, escoliose, pé chato, entre outros.

Reequilíbrio da Coluna Vertebral (RCV)

O RCV (Reequilíbrio da Coluna Vertebral) é indicado aos pacientes que sofrem com dores mais agudas e crônicas. O tratamento engloba, principalmente, o resgate das terapias manuais, reconhecidas internacionalmente, mas também novas tecnologias.

É formado por quatro fases: avaliação personalizada, terapia manual, descompressão e exercícios para estabilização segmentar (que melhoram a dinâmica da articulação, diminuem possíveis atividades anormais do sistema neural e reestruturam a musculatura afetada).

É recomendado, principalmente, para quem apresenta casos de hérnia de disco, dores cervicogênicas (dor de cabeça partindo da cervical), alterações musculares e articulares, protrusão discal, dor ciática, lombalgia, lordose, cifose, escoliose, espondilolistese, instabilidade vertebral, e para aqueles pacientes que já fizeram muitas sessões de fisioterapia convencional e não obtiveram sucesso.

Veja também os principais benefícios da fisioterapia para a saúde

Busque clínica de fisioterapia para tratar dores na coluna

Quem tem problemas na coluna deve buscar por uma clínica fisioterapia Vila Olímpia especializada para poder realizar os procedimentos e contar com as devidas orientações dos especialistas que irão realizar um acompanhamento adequado que é fundamental para a recuperação do paciente.

Para todo tipo de tratamento, deve-se sempre levar em conta a tradição e a confiabilidade da clínica que está realizando o procedimento, e um bom exemplo disso é a SM Care

Saiba Mais