Acompanhe os principais benefícios da fisioterapia para a terceira idade e veja também onde encontrar a melhor clínica de fisioterapia de SP.

Com o surgimento de novas tecnologias, a expectativa de vida tem aumentado, o que gera um saldo positivo para a história da humanidade.

Por outro lado, com a prolongação dos anos vividos, a terceira idade vem se mostrando um fator de preocupação em relação à qualidade de vida. Os sentidos (audição, visão, paladar, olfato) diminuem; surge a degeneração óssea, muscular e dos órgãos internos, como pulmão e coração.

Consequentemente, os idosos sentem-se cada vez menos dispostos e enfraquecidos, gerando assim um novo desafio para humanidade: como manter-se saudável na terceira idade?

Principais pontos da fisioterapia para a terceira idade

Os tratamentos em clínica de fisioterapia podem atuar tanto na prevenção quanto no combate das mais diversas patologias decorrentes da terceira idade, considerando sempre a individualidade de cada caso, através de um programa especializado, com fisioterapia respiratória, motora, neurológica, entre outras. Confira mais detalhes:

Fisioterapia motora

Através da fisioterapia motora, é possível trabalhar com alongamento, reforço muscular, propriocepção, equilíbrio e coordenação, sempre em busca de uma melhor qualidade de vida para a população na faixa etária da terceira idade.

Esses tratamentos se dão por meio de programas adequados de cinesioterapia (terapia usando ou não aparelhos), conforme cada caso.

O uso de órtese também é um recurso usualmente utilizado para auxiliar no dia a dia de alguns idosos.

A órtese mais comumente usada por idosos é a bengala, que visa melhorar a locomoção através do apoio e ajudar a poupar algumas articulações.

Eletroterapia

Outro recurso muito promissor dentro da fisioterapia é a eletroterapia, que através dos aparelhos corretos vem se mostrando muito eficiente para o tratamento de analgesia (diminuição da dor), inflamação, edema (inchaço) e até mesmo para compor um reforço muscular.

Fisioterapia respiratória

A reabilitação pulmonar é de extrema importância para os idosos, já que pode ajudar na capacidade pulmonar, garantindo um menor gasto de energia para as atividades diárias, além de mais ânimo para a realização de tais atividades rotineiras.

O tratamento pode se dar em diversos locais, como na própria clínica de fisioterapia, mas também em casa ou até mesmo em um parque, dependendo de cada caso e dos objetivos propostos.

Fisioterapia domiciliar

A fisioterapia é muito importante, inclusive a domiciliar, já que o ambiente em que o idoso vive pode interferir, garantindo maior eficácia nos exercícios e interferindo positivamente nas atividades realizadas no cotidiano do idoso, já que o fisioterapeuta sugere orientações e até mesmo mudanças de alguns objetos na casa (o que os profissionais chamam de Ergonomia).

Tais adaptações ajudam a facilitar a vida dos idosos e a prevenir acidentes, como, por exemplo, ao evitar o uso de tapetes inadequados, que podem causar desequilíbrio e queda (com possível fratura).

Tratamentos em clínica de fisioterapia aumentam a qualidade de vida do idoso

Os tratamentos fisioterapêuticos, quando associados, complementam-se e trazem cada vez mais melhorias para a vida do idoso, garantindo a ele mais independência, além de conforto e menos dores no dia a dia.

Para obter maiores informações sobre Fisioterapia Vila Olímpia, navegue pelo site da SM Care, clínica especializada em tratamentos para pessoas na melhor idade.

Confira também: Fisioterapia no pós-operatório de menisco