Algumas profissões tendem a causar mais dores nas costas do que outras. Saiba aqui quais carreiras prejudicam a coluna e onde encontrar uma clínica de Fisioterapia em SP.

A coluna é responsável por fornecer o aporte necessário às demais estruturas do corpo e, por isso, quando tensionada ou lesionada, pode causar muita dor a ponto de imobilizar a pessoa.

Além disso, na maior parte das vezes, a dor nas costas é causada por vícios posturais ruins, que podem ser corrigidos com auxílio da fisioterapia.

A dor nas costas pode ser tanto passageira como crônica, com episódios intensos e repetitivos, o que merece atenção de um fisioterapeuta. Confira as profissões que mais oferecem riscos à saúde da coluna:

Profissões com tendência para dores nas costas

 

Jornalista, advogado, recepcionista e secretariado

Por serem profissões que exigem muitas horas em frente ao computador, as pessoas que trabalham nessas carreiras aumentam a carga na coluna devido aos vícios posturais que a maioria adquire.

No caso das mulheres, o salto alto, muito comum nessas profissões, também altera a curvatura da coluna.

É altamente recomendado manter-se atento com relação à postura adequada e, se a dor persistir, procurar auxílio de um profissional.

Atletas, operadores de máquinas e dentistas

Trata-se de profissionais que passam boa parte do dia executando tarefas com o tronco cervical curvado para frente, o que sobrecarrega os discos vertebrais. Podem vir a desenvolver uma hérnia de disco cervical, apresentando dores no pescoço, nos braços e nos ombros.

Em casos mais graves, pode acarretar em fraqueza ou sensibilidade nos braços, impedindo a pessoa de continuar trabalhando.

Nesse quesito, ao notar os sintomas, é fundamental que a pessoa procure um profissional ou uma clínica de fisioterapia.

Motoristas em geral

Os motoristas estão entre os trabalhadores que mais sofrem com a dor no nervo ciático. A postura que esses profissionais mantêm dentro do carro/caminhão/ônibus acaba exercendo pressão sobre o nervo ciático, que começa a irradiar uma dor que se inicia na região lombar, passa pelas nádegas, e desce pela perna em direção ao pé.

A dor ciática pode ser tratada com períodos de descanso e sessões de fisioterapia. Mais uma vez, para evitar esse problema (que costuma causar dor aguda), o melhor é manter hábitos saudáveis e ficar atento à postura, além de praticar exercícios físicos para fortalecer a lombar.

A importância da Fisioterapia para quem tem dor nas costas

A fisioterapia funciona como uma reabilitação que ajuda a fortalecer os músculos e os ossos para que as pessoas voltem a se locomover normalmente, sem dores na coluna.

As sessões de fisioterapia também são indicadas para pessoas de mais idade, que passaram a ter dores nas costas por conta do envelhecimento do corpo e da perda de massa magra.

Trate as dores

O maior benefício das sessões de fisioterapia é ajudar pessoas que vivem com dor constante (crônica), por isso, quem tem algum tipo de problema nas costas deve procurar a SM Care, uma clínica de Fisioterapia que fica em São Paulo.

A SM Care conta com profissionais especializados que podem ajudar seus pacientes a retomarem um ritmo de vida saudável.

Saiba mais sobre alguns tratamentos

Para conhecer mais sobre a melhor Fisioterapia Vila Olímpia, navegue pelo site e acompanhe o melhor tratamento.

Confira também: Fisioterapia reumatológica