Saiba como a fisioterapia é essencial para o pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, e como encontrar clínica de fisioterapia na Vila Olímpia. O fisioterapeuta exerce, como uma de suas atribuições, o auxílio necessário para os pacientes que estão atravessando o pré ou pós-operatório de uma cirurgia bariátrica.

Nesse sentido, a fisioterapia tem como principais objetivos avaliar, analisar, preparar e reabilitar os pacientes bariátricos com o intuito de:

  • Reduzir as possíveis complicações respiratórias no pós-operatório;
  • Prevenir contra desajustes e prejuízos osteomusculares;
  • Prevenir contra tromboses e embolias;
  • Atentar-se quanto à composição corporal;
  • Preparar para a realização de atividades físicas;
  • Recuperar o assoalho pélvico;
  • Reabilitar disfunções estético-funcionais, por meio de tratamentos corporais e faciais, visando à recuperação funcional e estética da pele.

Mas, afinal, qual a importância da fisioterapia para o pré e pós-operatório

O tratamento fisioterápico diminui consideravelmente as chances de complicações respiratórias no pós-operatório, que podem surgir até 1 mês após a cirurgia, e costumam se manifestar como:

  • Infecções respiratórias;
  • Atelectasias (quando o pulmão “murcha”);
  • Asma (com surgimento de chiados e secreções);
  • Agudização dos quadros de bronquite;
  • Dificuldade respiratória em decorrência da diminuição de força dos músculos respiratórios.

Há também a possibilidade de surgimento de efeitos colaterais por conta de alterações oriundas do próprio quadro de obesidade (quanto maior a porcentagem de gordura corporal, mais sérias serão as alterações), que, somadas ao procedimento cirúrgico (e todos os medicamentos e aparelhagem envolvidos), podem alterar a capacidade respiratória por até 21 dias.

Nesse sentido, a fisioterapia auxilia no preparo dos músculos respiratórios, aumento da oxigenação (otimizando as trocas gasosas), melhora da expansão dos pulmões, além de preparar aqueles que já sofrem com apneia do sono, bronquite e asma a passarem pelo procedimento de forma mais tranquila, sem desestabilizar a capacidade respiratória.

Assim sendo, nas primeiras duas ou três horas após a chegada ao quarto, o paciente já pode contar com auxílio de fisioterapeutas para garantir as melhores condições de respiração, sem que haja necessidade de manter os aparelhos de oxigênio, ficando livre para caminhar, e mais independentes no geral.

É importante salientar que todo tratamento fisioterápico também ajuda a diminuir o período da internação hospitalar.

A falta que a fisioterapia pode fazer para o pós-cirúrgico bariátrico

Já é sabido o quanto as cirurgias realizadas na região abdominal (como é o caso da bariátricas) conferem uma chance elevada de complicações vasculares e respiratórias, principalmente quando se soma ao quadro de obesidade que o corpo já enfrenta.

As cirurgias bariátricas são muito bem planejadas, e permitem um tempo de preparo, por isso é tão importante procurar profissional de fisioterapia na Vila Olímpia tanto no pós quanto no pré-operatório.

Onde encontrar fisioterapia especializada em cirurgia bariátrica?

Uma questão importante envolvendo o tratamento fisioterápico no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica diz respeito às habilidades do profissional. Para encontrar clínica de fisioterapia na Vila Olímpia com segurança e qualidade, conte com a SM Care.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia que possui um time de profissionais prontos e capacitados para auxiliar pacientes candidatos à cirurgia bariátrica, fornecendo amparo e apoio necessários no preparo e reabilitação para retorno às atividades o mais rápido possível após o procedimento.

Navegue pelo site para obter maiores informações.