As pessoas que exercem atividades e trabalhos que exigem delas ficar em pé por longos períodos sofrem constantemente com dores no corpo. Isso se deve ao fato de que o sangue acaba se concentrando nas pernas, o que sobrecarrega as articulações. Esses profissionais se tornam alvos de dores em decorrência de sua profissão. As dores mais comuns são de cansaço, câimbras e fadiga muscular.

No entanto, existem algumas práticas que, se adotadas, podem acabar com as dores no corpo de quem precisa ficar muito tempo em pé no trabalho.

Antes de tudo, é necessário adotar uma boa postura, lembrando que ela vai além de apenas de melhorar a aparência física ou uma atitude estética. Ela irá refletir na funcionalidade e na maneira com que os músculos irão se comportar ao ficarem em uma posição única e estática durante a realização de um movimento.

Dicas para reduzir as dores no corpo, após longas horas em pé

É bastante comum que pessoas que trabalham em pé durante um longo período se sintam mais cansadas, e que estejam sujeitas a sofrer outros problemas de saúde. Isso acontece devido ao esforço das articulações, ligamentos, ossos e músculos.

Por isso, é importante saber como se cuidar e minimizar ao máximo as dores do corpo. Confira algumas dicas que podem auxiliar nesse processo.

Faça pausas durante o expediente

Aproveite todo momento que você puder para descansar. É interessante tentar fazer pausas a cada duas horas pelo menos ou quando for possível. Procure, durante essas pausas, se sentar de maneira que as pernas estejam relaxadas e os pés sejam levemente elevados para melhorar a circulação. Se preferir, pode retirar os sapatos e relaxar os pés, além de se alongar.  

Procure se alongar antes, durante e depois do expediente de trabalho

Para reduzir as dores nas costas, pernas, pescoço e evitar lesões de trabalho, procure sempre se alongar. Os exercícios de alongamentos são fáceis e simples, e podem ser realizados no próprio ambiente de trabalho. Eles vão eliminar a fadiga muscular e a sensação de cansaço apontada pelo corpo. Por esse motivo, é de extrema importância que os alongamentos sejam feitos antes, durante e depois do expediente por pelo menos cinco minutos. Isso deixará o corpo preparado para o trabalho que precisa ser desenvolvido ao longo do dia.

Se movimente

O ideal é ir além de apenas uma troca de pernas e do apoio de braço. Busque fazer algumas pequenas caminhadas nos intervalos ou mesmo no seu horário de trabalho. Caminhe pela empresa, ande até outro setor ou no próprio corredor, o importante é se movimentar e não ficar imóvel de pé no mesmo lugar. Dessa maneira, a circulação sanguínea aumenta, fazendo com que os músculos estiquem mais.

Se exercite

Mesmo realizando os alongamentos, é essencial que sejam realizados outros exercícios. Por isso é muito bom que quem trabalha em pé por muito tempo também pratique atividades físicas fora do trabalho. Essa rotina vai fortalecer a musculatura e evitar as dores decorrentes do trabalho. Pratique, no mínimo, trinta minutos de exercícios. Caso você não seja muito fã de exercícios, aposte na ginástica holística.

Durma com uma postura correta

A hora de dormir também faz muita diferença na prevenção de dores quando feita corretamente. Depois de um longo dia de trabalho, nada melhor do que se deitar para descansar, esse é o momento em que os músculos vão descansar. Por isso, é importante destacar a importância de adotar uma postura correta na hora de dormir. Isso engloba desde a escolha do colchão adequado, até a maneira como a pessoa se deita e se posiciona. A postura mais correta para dormir é de lado e com um travesseiro entre as pernas, mantendo o quadril alinhado.

Além disso, quem mais pode ajudar esses profissionais são os fisioterapeutas, pois são especialistas. Eles elaboram e desenvolvem tratamentos e técnicas fisioterapêuticas que aliviam as dores dos pacientes, ajudando-os para que exerçam melhor sua profissão.

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