Saiba como proceder após uma noite mal dormida para aliviar dores no pescoço e na coluna. Veja também como conhecer a melhor clínica de fisioterapia na Vila Olímpia.

Mesmo investindo em um colchão adequado e usando um travesseiro anatômico, muito provavelmente, todo mundo já passou pela situação de acordar com alguma dor incômoda, decorrente de um mau jeito no pescoço ou na coluna.

As dores oriundas de noites mal dormidas podem permanecer ao longo do dia, e para evitar que se prolonguem, é preciso apostar nas medidas corretas. Veja o que os fisioterapeutas indicam:

Mau jeito no pescoço: como aliviar as dores

A primeira atitude, quando se acorda com dores no pescoço, é garantir descanso para a área, evitando que a dor se intensifique. Procure permanecer em repouso, com a cabeça sobre um travesseiro anatômico e em uma posição neutra.

Compressas quentes e geladas podem auxiliar, mas nem sempre funcionam, dependendo do caso. Experimente ambas opções e, se perceber que a água quente ou o gelo intensificam o incômodo, interrompa a compressa imediatamente.

Aproveite o momento do banho para relaxar e faça um alongamento da região. Movimentos circulares com a cabeça ajudam, assim como uma automassagem com as mãos na região entre a orelha e o ombro, aplicando leve pressão.

Após isso, incline a cabeça para trás e para frente, com auxílio das mãos, por cerca de 20 segundos e, então, solte.

Mau jeito na coluna: como aliviar as dores

Seja qual for o motivo que levou ao incômodo na coluna, a dor é preocupante e pode atrapalhar o desempenho no trabalho, assim como nas atividades corriqueiras. Problemas nas costas sempre representam um alerta, e mesmo um mal jeito durante a noite deve ser levado a sério.

Controlar a dor é o primeiro passo assim que acordar e perceber que tem algo errado. Fazer repouso é o mais recomendado, até porque muitas vezes a pessoa não consegue realizar suas atividades corriqueiras por conta da dor.

Nesse quesito, além do descanso, uma compressa de água quente pode aliviar a dor. Realizar um alongamento, como mencionado nas dicas para o pescoço, também é bem-vindo.

Se a dor for intensa e persistir ao longo do dia, é possível recorrer aos analgésicos, já que dor na coluna impossibilita que se consiga realizar até as tarefas mais simples.

Entretanto, se o medicamento se tratar de um anti-inflamatório, o melhor é consultar um médico antes do uso, para que seja feito o prognóstico correto.

O que fazer após controlar a dor

Quando o pescoço e/ou a coluna começa a voltar ao normal, e a pessoa retoma seus movimentos sem dor, é importante manter a atenção voltada ao local pelos próximos dias.

Se o incômodo se prolongar, existem alguns exercícios e tratamentos específicos recomendados por fisioterapeutas que podem ajudar consideravelmente no alívio da dor.

Veja também se seu colchão pode influenciar em suas dores, clicando aqui

Encontre tratamento para dor no pescoço e na coluna em clínica de fisioterapia

Para tratar a dor no pescoço e na coluna, ainda que seja oriunda de uma noite mal dormida, é preciso fortalecer os músculos, o que também atua como prevenção contra novos casos de mal jeito durante o sono.

A SM Care é uma clínica de Fisioterapia Vila Olímpia que conta com profissionais qualificados para atender casos de forma individualizada e com os melhores tratamentos.

Confira também: Fisioterapia no pós-operatório de menisco