Saiba qual é o procedimento ideal para os idosos que desejam iniciar atividades físicas e como é necessário ter o acompanhamento de um fisioterapeuta nesse processo.

A prática de atividades físicas, como a corrida, é algo muito benéfico para a saúde física e mental do ser humano nas diversas fases de sua vida. E, dentre essas fases, é na terceira idade que costumam ocorrer mudanças no organismo, como redução da massa magra e alterações cardiovasculares. Devido a essas transformações, é importante ter um cuidado a mais na hora de se exercitar.

Começando as atividades na terceira idade

Antes de iniciar qualquer atividade física, é preciso se preparar e ter a certeza de que está tudo certo para começar. Por esse motivo, não é recomendado iniciar com a corrida ou outras atividades mais intensas de repente, pois podem existir alguns agravantes, como o peso, sedentarismo, alteração na cartilagem do joelho, impedindo que a pessoa pratique esportes que possam causar lesões. 

Portanto, antes de iniciar qualquer processo, o idoso precisa consultar o médico e fazer uma avaliação. Durante essa avaliação, serão feitos testes de esforço, que visam analisar a parte cardiopulmonar, e o exame da composição corporal, checando o percentual de gordura e massa magra. O exame é a base para saber qual é o melhor tipo de exercício para a pessoa.

A orientação é que se comece por atividades na piscina, pois não possuem impactos para as articulações. Dessa forma, a pessoa que está na terceira idade vai trabalhando o fortalecimento e alongamento muscular para, somente depois, partir para a caminhada, por exemplo.

Em seguida, podem ser inseridas atividades que demandam mais esforço, como a corrida. No momento do treino, é necessário que o idoso conte com a orientação de um educador físico. Dessa maneira, o exercício será mais produtivo, saudável e realizado de maneira correta, e isso vale tanto para quem está iniciando, como para os idosos que já correm.

Impactos positivos das atividades físicas para a vida do idoso

São muitos os benefícios das atividades físicas para o ser humano, principalmente para quem está na terceira idade. Por isso, separamos os principais, veja:

Aumento da resistência do coração

Quando os idosos praticam exercícios físicos, o coração precisa trabalhar mais. Contudo, nessa idade, os canais por onde o sangue passa já não estão em condições tão boas, e a força para bombear e distribuir o oxigênio não é mais a mesma de antes. Quando o idoso mantém uma rotina de treinos, o treinamento cardiovascular, além de ajudar especificamente na parte vascular, também limpa as vias respiratórias, fortalecendo-as, e ajuda no combate de doenças comuns, como resfriados ou gripes. Assim, o risco de doenças cardiovasculares é reduzido de forma significativa.

Melhoria na saúde mental

A melhora na saúde mental é um dos benefícios mais importantes decorrentes do exercício corporal. As atividades físicas, por causa da liberação de endorfina, auxiliam na melhora do humor natural, fazendo com que o idoso se sinta bem. Ela também melhora a autoestima e proporciona mais qualidade de vida e bem-estar emocional, diminuindo as chances de depressão.

Redução da gordura corporal

O fato de envelhecer já vem acompanhado pela diminuição da massa muscular. A prática de atividades físicas é uma forma de adiar essa perda e melhorar o tônus muscular. Os exercícios também vão queimar a gordura corporal, aumentando a massa muscular e, durante o processo, acelerando o metabolismo.

O idoso precisa ser acompanhado por um fisioterapeuta para que lesões ou futuros desconfortos e dores possam ser evitados. Dessa forma, fica mais seguro manter a prática de atividades físicas e melhorar a saúde. 

Escolha uma clínica com tratamento fisioterapêutico especializado

É muito importante procurar ajuda profissional na hora de iniciar atividades físicas, pois isso pode evitar possíveis desconfortos e situações complicadas. Busque um acompanhamento fisioterapêutico.

A SM Care é uma clínica de RPG e de fisioterapia na Vila Olímpia que conta com uma equipe de profissionais especializados em tratamentos que proporcionam aos seus pacientes qualidade de vida e bem-estar. E o melhor, tudo de forma personalizada.

Acesse o site e confira mais informações relevantes referentes a cuidados com a saúde!

Veja mais: Fisioterapia Chácara Santo Antônio | Drenagem Linfática Abdominal | Clínica de Fisioterapia na Zonal Leste