A drenagem linfática no homem pode trazer diversos benefícios, tanto quanto para a mulher, mas, para isso, é preciso que todo o procedimento seja realizado por um profissional altamente capacitado. Saiba mais sobre a drenagem e as vantagens que traz para os homens.

Saiba mais sobre a drenagem linfática masculina.

O que é a drenagem linfática e para que serve

A drenagem linfática surgiu visando eliminar a linfa que se acumula entre as células por meio do estímulo da circulação e dos gânglios linfáticos (linfonodos).

Os gânglios linfáticos são parte do sistema imunológico e ajudam o organismo no combate a toxinas, germes, infecções e outras substâncias que possam ser prejudiciais. A drenagem auxilia os linfonodos nesse trabalho de eliminação daquilo que não faz bem para o corpo.

Hoje, há várias técnicas de drenagem, mas a mais eficiente ainda é a manual, que pode utilizar também alguns aparelhos com mecanismos de vácuo e rolamento para potencializar os benefícios.

Mesmo sendo um procedimento mais conhecido entre as mulheres, os homens também podem obter diversos benefícios da drenagem linfática, principalmente no pós-operatório.

Drenagem linfática nos homens: como funciona

Mulheres e homens podem apresentar edemas e retenção de líquidos, principalmente nas pernas e pés, seja por excesso de peso, seja por problemas de circulação, por passarem muito tempo em pé ou sentados no ambiente de trabalho.

Parte da população masculina também sofre com quadros de dificuldade de retorno venoso, o que resulta em membros inferiores edemaciados, demandando intervenção profissional, seja cirúrgica, seja fisioterapêutica.

Além disso, após cirurgias plásticas ou reparadoras, é comum orientar o paciente a buscar auxílio da drenagem linfática para potencializar a cicatrização e recuperação geral do corpo. De toda forma, é preciso sempre passar por avaliação com profissional especializado, que considerará a demanda tecidual e corporal para ter certeza de que a drenagem é o melhor tratamento para o caso.

Benefícios específicos da drenagem linfática para homens

O principal benefício da drenagem linfática é a diminuição do inchaço corporal e, consequentemente, de edemas, medidas e incômodos causados pela retenção de líquidos. Tais vantagens garantiram à drenagem sua popularidade, mas é possível citar outros:

  • É muito eficaz em pós-operatórios, potencializando a regeneração de tecidos e a cicatrização dos locais que receberam a incisão cirúrgica, além de reduzir o inchaço do local, eliminar toxinas e auxiliar na circulação de glóbulos brancos (o que também acelera a cicatrização);
  • É capaz de aumentar a taxa metabólica do organismo, já que auxilia na eliminação de toxinas e resíduos por meio dos gânglios linfáticos. O sistema linfático, quando saudável, contribui consideravelmente para uma taxa metabólica igualmente eficaz.

A drenagem linfática no homem deve ser feita por profissionais capacitados

A drenagem linfática no homem pode trazer diversos benefícios, mas, para que seja um procedimento saudável e eficaz, é preciso contar com profissionais capacitados, como é o caso da equipe da SM Care, clínica de fisioterapia em SP que tem como missão realizar procedimentos visando a recuperação do corpo e prevenção de lesões.

Durante a pandemia, a SM Care está prestando seus serviços tomando diversas precauções, sempre prezando pela saúde e bem-estar de seus pacientes. Conheça a clínica e tire suas dúvidas pelo site.