A saúde feminina é um assunto que deve ser tratado com muito carinho e atenção. Afinal de contas, cada ação terá uma consequência direta em sua vida, seja imediatamente ou em um futuro mais distante.

Uma atividade que auxilia muito nesse quesito é a fisioterapia, que possui um grande potencial de melhorar a saúde feminina e, assim, fazer com que as mulheres tenham energia, conforto, disposição e vitalidade para encarar o dia a dia.

Vamos conhecer alguns dos principais benefícios que o público feminino pode obter com esse cuidado, o que provavelmente te trará um desejo quase que imediato de começar a praticá-lo!

Por que as mulheres devem investir na fisioterapia?

Porque isso está diretamente relacionado às necessidades e especificidades apresentadas por sua saúde física e mental, com temas e abordagens que diferem do que ocorre com o público masculino.

Particularmente, há três funções que são únicas para as mulheres: menstruação, gravidez e amamentação. Todas estão diretamente ligadas a padrões hormonais, o que também influencia em seu comportamento.

Além disso, também há diferenças físicas fundamentais entre os homens e as mulheres, que são as seguintes:

  • Mulheres tendem a ter uma maior concentração de gordura corporal que os homens, a qual geralmente fica nos seios, quadris e nádegas.
  • Os homens têm mais massa muscular do que as mulheres.
  • Os homens também tendem a ter mais cabelo que as mulheres, em especial na face.

Tais diferenças são consideradas pelos fisioterapeutas com o objetivo de que, assim, suas necessidades sejam compreendidas e que seja proporcionada a melhor experiência possível para que as mulheres tenham uma vida saudável, com o mínimo de dores e desconfortos – nenhum tipo, se possível.

Por meio disso, é possível chegar a exercícios e técnicas que são especialmente desenvolvidas para tratar condições apresentadas pelas mulheres, como os seguintes:

  • Terapia manual: ajuda a melhorar a flexibilidade das articulações e tecidos macios, bem como a mobilidade, mediante a aplicação de movimentos repetitivos e específicos feitos com as mãos.
  • Exercícios físicos: melhoram a mobilidade, resistência e força física, além de fortalecer ossos e articulações.
  • Reciclagem muscular: ajuda na consciência corporal, o que impacta em atividades como entrar e sair do carro, como se sentar, manter a postura corporal e como se dobrar para pegar algo que caiu no chão, por exemplo, de modo a melhorar os padrões de movimento. Exercícios de Kegel e pilates também podem fortalecer músculos pélvicos enfraquecidos e evitar problemas futuros.

Ao ter uma rotina com essas e outras técnicas, o resultado é uma saúde que tende a melhorar a cada dia, proporcionando, assim, benefícios a curto, médio e longo prazo.

Fisioterapia feminina: um conjunto personalizado de atividades

As diferenças físicas e hormonais entre homens e mulheres devem ser consideradas para otimizar sua saúde, e a fisioterapia é uma área em que isso pode ser aplicado diretamente, com um potencial de proporcionar ótimos resultados.

A SM Care é uma clínica de fisioterapia em Itaim Bibi que conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados e aptos a atender às suas necessidades, de modo que os resultados obtidos sejam os melhores possíveis. Conheça mais sobre a SM Care e veja como nós podemos te ajudar!

Veja mais: Clínicas de fisioterapia | Fisioterapia ATM | Melhor clínica de fisioterapia