Saiba quais são os principais benefícios da drenagem linfática e com marcar uma sessão em clínica de fisioterapia na Vila Olímpia.

A drenagem linfática pode ser entendida como um tipo de terapia que auxilia a linfa do corpo a fluir de maneira mais eficaz.

Como funciona a drenagem linfática

O sistema linfático é complexo e compreende uma rede de vasos responsáveis por “mover” fluídos ao longo do corpo.

Ainda que os fluídos se mexam por meio do sistema linfático, este não conta com seu próprio mecanismo de bombeamento, e é nesse quesito que pode ser muito auxiliado pela drenagem linfática.

Nesse sentido, a principal função da técnica de massagem é estimular os líquidos acumulados entre as células a saírem dali. Essas substâncias, ao serem retiradas do local onde se acumulavam, não são levadas pelo sangue graças à circulação.

A drenagem também é vista como uma forma de relaxar o corpo, estimular a regeneração dos tecidos, além de auxiliar o sistema imunológico, ajudar no combate à gordura localizada e à celulite, além de oferecer ação anti-inflamatória ao organismo.

Os principais benefícios da drenagem linfática

A drenagem linfática definitivamente conta com mais de um benefício. Entre os principais, é possível citar:

  • Ajudar no combate à celulite;
  • Combater o inchaço e a retenção de líquidos;
  • Auxiliar na cicatrização dos tecidos;
  • Diminuir os hematomas;
  • Combater aderências cicatriciais após a cirurgia plástica;
  • Influenciar positivamente na recuperação de lesões musculares e articulares;
  • Oxigenar os tecidos de forma mais adequada;
  • Ajudar na eliminação das toxinas do corpo;
  • Colaborar com a circulação sanguínea, venosa e linfática;
  • Melhorar a autoestima e, consequentemente, a qualidade de vida,

O papel da drenagem linfática para combater a celulite

Além disso, o sistema linfático deve se manter funcionando bem, para que seja saudável e que não haja aparecimento de celulites e acumulo de líquidos sob a pele.

O sistema linfático mantém células irrigadas, além de drenar as toxinas e fornecer hidratação às células. Quando o sistema não consegue limpar tudo, as impurezas se misturam à gordura e criam pequenos edemas sob a pele, chamados de celulite.

Ao visualizar como o sistema linfático funciona, é perceptível que a drenagem linfática melhora o aspecto da celulite e também age na prevenção contra o aparecimento de novas marcas na pele.

Marque uma sessão de drenagem linfática em clínica de fisioterapia na Vila Olímpia

A SM Care é uma clínica de fisioterapia na Vila Olímpia que indica a drenagem linfática a todos que visam à eliminação de líquidos e toxinas acumuladas, auxiliando na diminuição das medidas do corpo.

É fundamental lembrar que a drenagem linfática deve ser coordenada por um profissional capacitado, ciente das melhores e mais avançadas técnicas. Os movimentos mais utilizados envolvem manobras circulatórias, usando dedos na maioria das vezes (fazendo círculos com o polegar, movimento de bombeamento, pressão ou deslizamento em forma de bracelete).

As técnicas podem ser aplicadas em todo corpo, ou somente em uma área que precisa receber tratamento, variando sempre de acordo com o que cada indivíduo precisa.

Navegue pelo site da SM Care para saber mais informações sobre drenagem linfática e como marcar uma sessão em clínica de fisioterapia na Vila Olímpia.

Confira também: Papel da fisioterapia no pós-operatório de cirurgia plástica